Portugal Real Estate Summit 2024 destaca também mercado de "build to rent"
A Gaiurb participou no Portugal Real Estate Summit 2024, o maior evento dedicado ao investimento imobiliário na Península Ibérica, com enfoque na habitação acessível, mercado de "build to rent", impacto da Inteligência Artificial no setor e o potencial de Portugal para data centers.
A conferência regressou, nos dias 23 e 24 de setembro, ao Hotel Palácio Estoril, onde se reuniram especialistas e investidores nacionais e internacionais, com o propósito de discutir tendências, posicionamento e oportunidades de investimento imobiliário para o futuro, em Portugal.
Neste encontro de dois dias, os grandes players internacionais tiveram uma oportunidade privilegiada para o networking e para debater as principais tendências e as melhores oportunidades do setor nas várias regiões, num programa envolvente, animado de conferências e sessões paralelas.
Na sessão “Simplex in licensing…. Is it working? What shall we expect?” (Simplex no licenciamento…. Está funcionando? O que devemos esperar?), o presidente do Conselho de Administração da Gaiurb, António Miguel Castro, lembrou que a Câmara de Gaia e a Gaiurb iniciaram um simplex há mais de 10 anos e que o município tem disponibilizado vários recursos para, de forma contínua, melhorar a experiência de licenciamento.
«O Simplex veio confirmar o nosso caminho, ao querer uniformizar regras, simplificar e reforçar a responsabilização por prazos … e a todos os intervenientes. Trouxe muitos desafios e formas diferentes de fazer”, sublinhou António Miguel Castro.
Esta sessão representou um momento de enorme partilha com investidores, promotores e técnicos. «Acreditamos que esta partilha reforça o sentimento de confiança, pois demonstrou a agilidade, a inovação e a criatividade que a Gaiurb apresenta», acrescentou.
Já na sessão “What is new for Residential development regulation?” (O que há de novo na regulamentação de empreendimentos habitacionais?), o presidente da Gaiurb referiu-se à habitação como um dos principais desafios nacionais e europeus, sendo hoje em dia uma prioridade política no continente europeu, e defendeu a necessidade de se «romper com paradigmas e apresentar várias formas de responder à falta de habitação, quer pela via do planeamento, do licenciamento, das diversas políticas públicas de habitação, quer pelo contributo privado e pelas parcerias entre público e privado».
«Há hoje uma grande dinâmica, que não vai ser traduzida de forma imediata em respostas, que sabemos ser essenciais, mas estamos certamente a criar melhores respostas para o futuro», concluiu António Miguel Castro.
Nesta VIII edição do Portugal Real Estate Summit, a Gaiurb apresentou-se como uma empresa municipal que está empenhada em desempenhar um papel decisivo para garantir que Gaia tenha um futuro ainda mais inovador, com uma forte aposta na melhoria da qualidade de vida e na felicidade dos seus residentes.
Aproveitando a sua localização geográfica estratégica, património cultural, potencial turístico e desenvolvimento económico, Gaia ambiciona desempenhar um papel de destaque tanto a nível nacional como internacional.
Desta forma, a cidade prioriza as pessoas, a sustentabilidade ambiental e a educação como elementos-chave para um futuro próspero, garantindo que esteja bem preparada para enfrentar os desafios futuros.
Com um investimento substancial na sua Estratégia Local de Habitação, a cidade planeia adquirir e reabilitar milhares de unidades habitacionais, aumentando significativamente a oferta habitacional. Esta iniciativa, juntamente com a digitalização dos serviços de planeamento urbano, melhora a experiência do utilizador e a confiança dos investidores, que são fundamentais num ecossistema colaborativo para criar um futuro melhor.
A melhoria contínua e a abordagem colaborativa de Gaia posicionam-no para navegar com sucesso pelas complexidades do desenvolvimento urbano futuro.
A Gaiurb está pronta para transformar seu potencial em sucesso e qualidade de vida, oferecendo oportunidades únicas para pessoas e empresas se estabelecerem e crescerem, proporcionando oportunidades de investimento em uma cidade que é um verdadeiro polo de crescimento e inovação, com uma missão sempre focada na realização dos indivíduos e da comunidade.