Parceria Gaiurb/TSF dinamiza programa sobre os "Desafios do Urbanismo"
As oportunidades e os desafios que se desenham em 2021 para um novo ordenamento do território de Vila Nova de Gaia, que estiveram em debate nas 24 sessões participativas do processo de revisão do Plano Diretor Municipal, regressam agora no novo programa da TSF, "Desafios do Urbanismo", uma parceria com a Gaiurb.
Já se encontram disponíveis em https://www.tsf.pt/programa/desafios-do-urbanismo.html três podcast de um universo de 26 etapas que visam abordar temáticas como a sustentabilidade, atração económica, habitação, reabilitação urbana das cidades e, naturalmente, as mudanças trazidas pela pandemia e que vieram para ficar.
“Desafios e objetivos do urbanismo contemporâneo” foi o tema da primeira conversa, que decorreu no dia 15 de abril, durante a qual o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, defendeu que o “urbanismo dos tempos atuais deve ser tudo menos apenas urbanismo”, ou seja, deve ser tratado numa perspetiva multidimensional que atente à forma com se organiza o espaço público, o território em termos de respostas sociais, de distribuição da rede de equipamentos sociais, de mobilidade e transportes públicos, para além da qualidade arquitetónica e da sustentabilidade construtiva.
“Hoje, o PDM está a descobrir quase tudo. Este PDM é mais um Plano de Desenvolvimento Municipal, do que um Plano Diretor Municipal”, reiterou o presidente da Câmara.
Por seu turno, José Carlos Mota, responsável pelo Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro e parceiro da Gaiurb e do Município de Gaia no processo de revisão do PDM, corroborou da perspetiva multidimensional defendida por Eduardo Vítor Rodrigues e considerou a necessidade de uma visão holística do ordenamento do território.
E o que falta para a mudança de paradigma? Falta um grande impulso de políticas públicas e a necessidade de planear a transição do modelo de urbanismo clássico e individualista, para um modelo de práticas urbanísticas que coloque o foco no interesse colectivo e de proximidade, concluiram os intervenientes.
Não perca o novo programa "Desafios do Urbanismo". Quintas-feiras depois das 17h00, com repetição Domingo depois das 09h00.