Novo percurso do Parque de S. Caetano em destaque na última sessão participativa da revisão do PDM
O ciclo de sessões participativas da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Vila Nova de Gaia chegou ao fim, no dia 9 de abril, com um encontro online dedicado a Vilar do Paraíso.
Durante quase três horas, os participantes fizeram uma viagem pelo passado, partilharam as singularidades do presente e projetaram alguns desígnios e metas para o futuro da freguesia.
As heranças culturais associadas à Vila Alice e à Casa Fanny Owen, esta última representada numa obra literária de Agustina Bessa-Luís, foram tema de uma animada conversa que teve a interessante evocação de algumas reminiscências biográficas camilianas.
Não menos impactantes foram as referências ao vasto e rico património, desde o natural (de que o Parque de S. Caetano e a Quinta da Formiga são expoentes máximos, entre várias quintas e ribeiras) ao arquitetónico, com destaque para a igreja matriz e a capela de S. Martinho.
A propósito do Parque de S. Caetano, importa salientar que, no próximo dia 17, será inaugurado um novo percurso pedestre, com cerca de 9,36 Km de extensão (poderá demorar quase duas horas), que vai percorrer a natureza, a história e o património da freguesia. O caminho vai passar por quintas, parques, capelas, igrejas, rios e "alminhas", dando a conhecer os principais pontos de interesse da freguesia, que vão estar devidamente sinalizados e identificados.
A antevisão do novo percurso para descobrir Vilar do Paraíso encerrou com chave de ouro o ciclo de reuniões participativas por todas as freguesias de Vila Nova de Gaia.