Requalificação da urbanização de Vila d'Este dominou a conversa virtual
Na penúltima reunião do processo participativo do Plano Diretor Municipal (PDM) de Vila Nova de Gaia, dedicada a Vilar de Andorinho, falou-se muito sobre a transformação da Urbanização de Vila d’Este, cuja requalificação realizada pela Câmara de Gaia, através da Gaiurb, inverteu o estigma associado a este aglomerado habitacional construído entre 1984 e 1986, através de um programa do Fundo de Fomento de Habitação, constituído por 2085 habitações, 109 edifícios, cerca de 80 espaços comerciais e onde vivem cerca de 16. 000 pessoas.
Recorde-se, a propósito, que as empreitadas incidiram no isolamento de coberturas e fachadas, com vista à obtenção de melhorias significativas do desempenho energético dos edifícios, assim como nos arranjos exteriores, que valorizaram o espaço público. Graças aos resultados meritosos desta empreitada de requalificação, a maior obra do género realizada na Europa, a Gaiurb conquistou o Prémio IHRU 2016 na categoria “Reabilitação do Conjunto Urbano.”
Os participantes aproveitaram a sessão, que se realizou no dia 7 de abril, para evidenciar o impacto da extensão da linha do Metro na melhoria da mobilidade dos seus habitantes. Antes, porém, houve momentos de partilha de algumas memórias colectivas e de reconhecimento do potencial paisagístico e ambiental enquanto elemento a consolidar naquele território.
A próxima e última sessão será dedicada a Vilar do Paraíso (09.04, 21h).