Modelo de «cidade de 15 minutos» em destaque neste encontro virtual
O encontro de ontem à noite sobre Mafamude, o décimo do processo participativo do PDM de Gaia, passeou sobre várias dimensões do modelo de «cidade de 15 minutos», que nos últimos anos ganhou um novo impulso graças ao trabalho desenvolvido por Anne Hidalgo e Carlos Moreno na capital francesa.
Falou-se da escala humana da cidade, de uma cidade de bairros e vizinhanças, mas também da necessidade de uma dimensão cosmopolita, de redes e ofertas de cultura. Apelou-se a mais espaços verdes, esplanadas, redes de andar a pé e de sossego. Valorizou-se a memória coletiva e de uma aproximação às coletividades, com novas pontes e práticas. Alertou-se para a importância da educação, da literacia e das redes digitais. Propôs-se a ciência de dados ao serviço da economia e da mobilidade partilhada.
Em noite de liga dos campeões de futebol, a sala virtual do PDM de Gaia encheu-se de novo com cerca de 100 adeptos entusiastas desta nobre arte de cuidar do que é de todos, com muito fairplay e elegância.
A próxima sessão será dedicada a Olival (19.02, 21h)
Envolva-se neste exercício colaborativo, inscreva-se https://www.gaiurb.pt/pages/1092 ou preencha o postal digital https://www.gaiurb.pt/pages/1094