Sessão participativa despertou a comunidade mais jovem para o processo de revisão do PDM
A Gaiurb e o Município de Gaia, em parceria com a Universidade de Aveiro, desafiaram os jovens a participar no processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), numa sessão dinamizada no âmbito do Conselho Municipal da Juventude, que se realizou no dia 29 de julho, nos claustros do Convento Corpus Christi.
Até junho de 2022, data em que será apresentada a versão final do PDM, a comunidade mais jovem tem a oportunidade de se envolver, contribuindo com os seus conhecimentos, no processo de revisão deste plano estratégico que visa a afirmação de Vila Nova de Gaia como território qualificado e preparado para os desafios do futuro.
A participação ativa da juventude na construção conjunta deste Plano Diretor Municipal iniciou na presente sessão, em que todos anuíram a contribuir com dicas e sugestões que enriqueceram esta fase de diagnóstico e de caracterização do território.
Tratou-se de um momento particularmente interessante para a captação dos jovens que, certamente, estão agora muito mais atentos e despertos para participações futuras no âmbito da revisão do PDM, uma vez que a sua intervenção e envolvimento serão determinantes para o seu futuro.
As áreas de intervenção neste processo de revisão foram abordadas pela diretora do Departamento de Urbanismo e Planeamento, Cláudia Montenegro, que evidenciou a importância da convergência das decisões com as necessidades dos cidadãos, atribuindo particular atenção aos desafios decorrentes das alterações climáticas, às questões relacionadas com a eficiência energética, com os riscos, com a paisagem urbana e os recursos naturais, entre outras.
A sessão contou com a presença do vereador da Juventude da Câmara de Gaia, Elísio Pinto, dos administradores da Gaiurb, António Castro, André Correia e Dina Henriques, e da diretora municipal do Urbanismo e Ambiente, Luísa Aparício.