Distinção pública de práticas de gestão aberta e inclusiva atribuída pela primeira vez a uma empresa municipal.
A Gaiurb foi galardoada com a Marca Entidade Empregadora Inclusiva, um reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão aberta e inclusiva, atribuída pela primeira vez a uma empresa municipal.
Numa cerimónia que decorreu a 9 de dezembro, no Convento São Francisco, em Coimbra, o presidente do Conselho de Administração da empresa, António Castro, recebeu o prémio atribuído pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), de dois em dois anos, às entidades empregadoras que contribuam para a implementação de um mercado de trabalho aberto e inclusivo. Estas entidades são reconhecidas pelas boas práticas em matéria de gestão de recursos humanos, em quatro domínios: recrutamento, desenvolvimento e progressão profissional; manutenção e retoma do emprego; acessibilidades; serviço e relação com a comunidade.
A Gaiurb, EM tem procurado, ao longo dos anos, desenvolver um conjunto de práticas e medidas inclusivas direcionadas para os seus colaboradores e para a comunidade, com especial enfoque em públicos vulneráveis e desfavorecidos.
Em fevereiro do presente ano foi apresentada a candidatura à “Marca Entidade Empregadora Inclusiva-Edição 2019”, iniciativa lançada pelo IEFP com o objetivo de promover o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade.
Em maio deste ano foram enviadas as evidências com vista a documentar a candidatura apresentada, tendo sido realizada em 6 de junho a visita à Gaiurb de uma delegação da comissão de peritos e do júri, tendo por finalidade a verificação no local de aspetos considerados relevantes para conclusão da análise, designadamente, os aspetos relativos à acessibilidade.
A distinção da Gaiurb, EM com a Marca Entidade Empregadora Inclusiva vem reconhecer o contributo positivo desta empresa municipal para a implementação de um mercado de trabalho inclusivo em Vila Nova de Gaia, através da promoção e desenvolvimento contínuo de uma política de igualdade de oportunidade e de não discriminação no acesso ao emprego.