Criação de um “território amigo da família” foi o tema em destaque
A importância da criação de um “território amigo da família” foi o tema em destaque na sessão participativa do processo de revisão do Plano Director Municipal (PDM) de Vila Nova de Gaia dedicado a Pedroso.
Neste encontro digital que reuniu mais de 100 participantes, durante cerca de três horas, foi defendida a criação de mais espaços verdes de encontro e de permanência, tornando o espaço público mais seguro para andar a pé, melhorando a oferta educativa, em particular com valências de apoio ao estudo, valorizando a relação com a natureza e a matriz rural dos lugares que ainda ocupam grande parte do território, e potenciando os fatores de identidade local, os valores patrimoniais, as coletividades, os lugares e as memórias afetivas.
O Monte Murado, a Senhora da Saúde e o Mosteiro de Pedroso foram referências ao património histórico e cultural, mas, também, houve tempo para conversar sobre a centralidade dos Carvalhos e sobre as oportunidades paisagísticas e naturais proporcionadas pelo Rio Febros.
A ideia de “território amigo da família” remete-nos para o conceito de cidade “family-friendly”, ou “amiga da familia”, que ainda não está muito disseminado em Portugal. Porém, o tema começa a entrar, paulatinamente, na agenda da política pública, pois é cada vez mais importante para os municípios criar condições para fixar as famílias e atrair novas, o que irá, certamente, obrigar a planear melhor o território e as suas ofertas de serviços.
As próximas sessões serão dedicadas a Perosinho (03.03, 21h) e Sandim (05.03, 21h)
Envolva-se neste exercício colaborativo, inscreva-se https://www.gaiurb.pt/pages/1092 ou preencha o postal digital https://www.gaiurb.pt/pages/1094