2ª edição do Networks for Impact reafirmou o compromisso da Gaiurb enquanto agente de mudança
A segunda edição do Networks for Impact, um evento promovido pela Gaiurb para destacar projetos inovadores desenvolvidos no âmbito dos programas Erasmus+, com especial enfoque nas áreas social, educacional e ambiental, reuniu esta terça-feira técnicos da Gaiurb, colaboradores e parceiros institucionais, numa lógica de fortalecimento de redes de colaboração e de promoção da partilha de conhecimento e de experiências.
“Este encontro reflete o nosso compromisso com a inovação, a partilha de conhecimento e a promoção de soluções transformadoras nas áreas social, educacional e ambiental”, realçou o presidente do CA da Gaiurb, António Miguel Castro, na sua mensagem de abertura e de boas-vindas, acrescentando que este evento “não é apenas uma oportunidade para divulgar os resultados alcançados, mas também para fortalecer redes de colaboração e promover um diálogo construtivo que nos impulsione em direção a um futuro mais sustentável e inclusivo”.
“Acreditamos que a troca de experiências e boas práticas é essencial para enfrentar os desafios do nosso tempo e, por isso, convidamos todos a envolverem-se ativamente nas discussões e nas apresentações de projetos que têm contribuído para soluções eficazes e inovadoras”, salientou o presidente da Gaiurb.
António Castro adiantou, a propósito, que “hoje, temos a chance de explorar temas como a sustentabilidade, a inclusão social, a educação e o uso responsável das tecnologias digitais.” E vaticinou: “Que este encontro seja um marco de inspiração e fortalecimento para todos os envolvidos, reafirmando a nossa missão de gerar impacto positivo e duradouro nas comunidades que servimos”.
Entre os projetos apresentados destacou-se o IADLiber, que partilhou um conjunto de estratégias para promover um uso mais consciente e equilibrado das tecnologias digitais, e identificou os resultados obtidos no estudo sobre a dependência da internet, respondendo a um desafio emergente na sociedade atual.
Na área da educação, o FLIPPING demonstrou os benefícios da Aprendizagem Invertida, onde foram apresentados recursos para intervenientes na Educação e Formação Profissional (EFP), assim como o testemunho do intercâmbio que reforçou o impacto positivo deste modelo pedagógico inovador.
A sustentabilidade ambiental foi outro ponto forte do evento, com a apresentação dos projetos SMILE e BEST. O SMILE divulgou a plataforma onde se destacam os objetivos do projeto e um Espaço E-Learning dedicado à sensibilização para a sustentabilidade. Enquanto o BEST apresentou as suas metas, os parceiros envolvidos e os resultados alcançados, sublinhando o compromisso da Gaiurb com o desenvolvimento sustentável.
O SOOS abordou a problemática da violência entre jovens, apresentando estratégias de sensibilização e prevenção. A formação internacional em Berlim serviu de exemplo prático do alcance deste projeto na promoção de uma sociedade mais consciente e segura para os jovens.
No âmbito da inclusão, o Inclusive Hubs mostrou como transformar escolas em ambientes mais inclusivos, e a experiência formativa na Finlândia foi partilhada como exemplo de boas práticas neste domínio.
O Silent focou-se na capacitação de famílias de crianças surdas ou com deficiência auditiva. A formação realizada no Chipre foi um momento relevante para demonstrar o impacto deste projeto na criação de ferramentas de apoio e redes de suporte familiar.
O Networks for Impact II representou, também, um momento de capacitação e de reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos técnicos da Gaiurb e de partilha de experiências com os parceiros institucionais.
O evento reafirmou o papel da Gaiurb enquanto entidade ativa, inovadora e comprometida com a criação de impacto positivo nas comunidades e no ambiente, posicionando os projetos Erasmus+ como motores de transformação e inovação.
Esta ação está integrada no projeto Bairros 2030+i no âmbito da candidatura “Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas” da Área Metropolitana do Porto, financiada pelo PRR – Plano de Resolução e Resiliência.