Networks for Impact foi um momento de reconhecimento, partilha e reforço de parcerias
O trabalho desenvolvido pelos técnicos da Gaiurb, no âmbito dos projetos europeus Erasmus+, com especial enfoque na área social e ambiental, foi apresentado esta sexta-feira aos colaboradores da empresa e aos parceiros institucionais.
A iniciativa permitiu conhecer projetos tão impactantes como, por exemplo, o Tiny Forest | Bairros + Verdes, que consiste no desenvolvimento da biodiversidade urbana através da criação de florestas em pequenos espaços dos empreendimentos sociais (neste caso nos de Perosinho e Santa Marinha), autossustentáveis, com vegetação autóctone, aproveitando as sinergias.
NETworks4inclusion é a denominação de outro projeto apresentado, que visa articular a intervenção social de diferentes entidades, públicas e privadas, e tornar esta articulação acessível através de um fórum especializado. Formar educadores de adultos a construir um novo tipo de parceria, combinar objetivos e ações e aprimorar recursos locais, é outro dos objetivos. Este projeto está direcionado para formadores e agentes comunitários; agentes e entidades públicas ou privadas que prestam respostas sociais na comunidade; indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade económica; refugiados e migrantes (em particular os que chegam da Ucrânia).
Promover a transição para a vida adulta através da aprendizagem baseada em jogos é o propósito do projeto Skills4life, orientado para a autoconsciência e consciência social, autogestão e gestão social, manutenção da higiene e limpeza, atividades técnicas da vida diária, como encontrar um emprego, como criar uma empresa, literacia financeira, finanças das empresas
Os trabalhadores, gestores e/ou proprietários de PME – Pequenas e Médias Empresas são o público-alvo contemplado no projeto WELL@SME: Bem-estar psicológico nas PMEs que se propõe responder às suas necessidades específicas, concebendo e fornecendo recursos, ferramentas e estratégias adaptadas para prevenir o stress relacionado com o trabalho e o impacto negativo das condições de trabalho na saúde mental. O projeto visa criar e desenvolver uma oferta de aprendizagem flexível com o objetivo de promover uma saúde mental positiva no local de trabalho adaptada às necessidades de aprendizagem específicas dos proprietários e trabalhadores das PMEs.
Flipped learning traduz uma abordagem inovadora que inverte a sequência convencional de ensino, permitindo aos alunos aceder aos conteúdos teóricos fora do horário de aula, enquanto que, durante as aulas, o foco está na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. São vários os benefícios deste conceito de inspiração lituânica: personalização da aprendizagem, maior envolvimento dos alunos, desenvolvimento de competências, melhoria do desempenho
A plataforma Way2Go integra um processo de mobilidade para fins de aprendizagem, de ensino e de formação, no âmbito do programa Erasmus+, com um alcance global de mobilidade e acessibilidade inclusivas. Trata-se de outro projeto, desta vez trazido de Itália, que visa construir uma rede de jovens embaixadores, treinando e ajudando a desenvolver a sua missão, apoiar a gestão de atividades inclusivas para jovens com grupos de capacidades mistas, melhorar a interação entre os jovens e os trabalhadores juvenis com e sem deficiência, em suma, promover a igualdade e a inclusão significativa no programa Erasmus para jovens.
Este encontro representou um momento de reconhecimento interno e também de fortalecimento da colaboração e partilha de conhecimentos entre os diversos colaboradores, posicionando a empresa enquanto entidade ativa e comprometida com a inovação e o impacto social e ambiental.