Principais investimentos imobiliários incidem na indústria e na habitação
O «Greater Porto», um projeto criado com o objetivo de atrair investimento para a região da Frente Atlântica, marcou presença no MIPIM – a maior feira do setor imobiliário do mundo –, em Cannes, França. Os municípios de Gaia, Matosinhos e Porto juntaram-se novamente num evento internacional, entre 14 e 17 de março, onde estiveram também representadas 21 empresas nacionais.
O projeto foi apresentado há pouco mais de cinco meses, na Expo Real, em Munique, Alemanha, e desde então já captou mais de 100 milhões de euros em projetos imobiliários para Vila Nova de Gaia, Porto e Matosinhos, com enfoque nos setores da indústria e da habitação.
Segundo o presidente do Conselho de Administração da Gaiurb, António Castro, cerca de dois mil milhões de euros estão, neste momento, a ser investidos em projetos como o Centro de Congressos, o Museu Ambiente, mas também em projetos de habitação. Estima-se que o impacto destas empresas na economia de Gaia tenha rondado os 13 mil milhões de euros em 2022.
Ao marcar presença neste grande evento, o «Greater Porto» procurou promover e atrair investimento para a região, além de criar oportunidades para fomentar e reforçar alianças territoriais.
Desde que foi criada a marca «Greater Porto», foi assumido pelos três municípios um diálogo colaborativo, no debate de estratégias conjuntas e na captação de investimento, numa lógica de construção de um futuro partilhado.
Para além de uma mostra do que de mais relevante se faz no setor, o evento incluiu um alargado ciclo de conferências e diversas iniciativas com vista a incentivar o networking entre investidores, instituições financeiras e os municípios representados.
Na edição deste ano do MIPIM participaram mais de 23 mil profissionais provenientes de quase 100 países, o que representa um aumento de 15% em relação ao ano passado.