Capítulo dedicado à divulgação das boas práticas de Intervenção Social, Integrada e Sustentável
Exemplo de boas práticas de Intervenção Social, Integrada e Sustentável, a Gaiurb foi convidada a escever um capítulo do I livro “Ação Social Autárquica”, cujo lançamento decorreu no dia 12 de outubro, em Óbidos, no âmbito do II Seminário Autarquia Solidária.
A intervenção da Gaiurb assenta na simbiose de cinco pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável de uma cidade inteligente (smart citie): descarbonização; inovação; participação; habitação e coesão social.
A estratégia delineada privilegia, deste modo, o desenvolvimento inclusivo, inteligente e sustentável do concelho de Vila Nova de Gaia.
Não há crescimento económico sem desenvolvimento social. Neste sentido, a Gaiurb aposta no pilar social da sustentabilidade, assumindo-se como uma empresa facilitadora da mudança, que procura encontrar novas soluções para o desenvolvimento da própria Cidade e para os problemas sociais existentes, através de processos de inovação e de experimentação, alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
A atividade da Gaiurb é determinante para a sustentabilidade do concelho de Vila Nova de Gaia e para a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes. Enquanto ferramenta do município no desenho da cidade de futuro, a empresa municipal procura sustentar a sua ação com a retenção de talento, com conhecimento, impulsionando uma cidade mais competitiva e participativa, onde os cidadãos são os principais agentes de mudança.
Consciente do seu papel na sociedade, a Gaiurb implementou o seu modelo de governança contribuindo para a difusão das boas práticas de gestão, sustentabilidade e de desenvolvimento social, com vista à melhoria da qualidade de vida da população, ao nível económico, social, ambiental, habitacional e da saúde.
A título de exemplo, a Gaiurb destaca quatro intervenções de ação social que conjuga uma intervenção integrada e sustentável, nomeadamente, o projeto Escola Oficina, o PCIPEI - Programa de Cooperação Institucional de Promoção do Emprego e Inovação, o projeto Divertir com o Saber e a Intervenção Social nos Empreendimentos de Habitação Social.