Aprovado o 2º edital do concurso público para a construção e reabilitação de casas
A segunda fase do concurso público para a construção e reabilitação de casas no concelho, que corresponde a um investimento de 40 milhões de euros, foi aprovada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, na última reunião do executivo. Este investimento está integrado na Estratégia Local de Habitação (ELH), destinada a arrendamento acessível e apoiado pela autarquia.
O presidente da Câmara, Eduardo Vítor Rodrigues, mostrou-se “convicto” de que o mercado vai reagir, “nomeadamente porque o programa é 100% financiado pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), no âmbito do Plano de Resolução e Resiliência (PRR)”.
O programa pretende reforçar a rede de habitação permitindo, ao mesmo tempo, requalificar edifícios já existentes, prevendo-se um investimento total de 143 milhões de euros em Vila Nova de Gaia. Neste sentido, vai ser possível apoiar 2.109 agregados, correspondentes a 5.470 pessoas.
Recorde-se que, em março deste ano, a Câmara Municipal tinha lançado o primeiro Edital concurso para a construção e reabilitação de 554 casas no concelho, 274 das quais eram requalificadas e 280 novas, estando neste momento na elaboração do relatório final.
A autarquia está, assim, a trabalhar, em parceria com diferentes entidades, “no sentido de promover soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições indignas e que não têm capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada”, sublinhou o presidente da Câmara.