Aposta na aprendizagem ao longo da vida e acesso dos cidadãos a percursos de qualificação profissional
A Escola Oficina fomenta e dinamiza, em parceria com o Centro Qualifica Árvore, o aumento de escolaridade da população, com o propósito de apoiar a promoção da aprendizagem ao longo da vida e o acesso dos cidadãos a percursos de qualificação profissional.
Recentemente, mais quatro adultos obtiveram a sua certificação escolar de nível secundário, através do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). Os diplomas foram entregues em ambiente de confraternização e de partilha.
De realçar que, a Escola Oficina já acompanhou 465 pessoas no âmbito do RVCC, numa lógica de identificação de competências adquiridas ao longo da vida, reconhecendo-as de acordo com conteúdos escolares/técnicos e certificando esses conhecimentos e competências com uma habilitação escolar (4.º, 6.º, 9.º e 12.º ano de escolaridade) ou com uma certificação profissional, ou ambas simultaneamente.
O processo envolve uma equipa de técnicos superiores especializados em Orientação Escolar, Vocacional e Profissional que procedem, em parceria com o Eixo de Emprego e Formação da Gaiurb, ao diagnóstico da situação de desemprego dos munícipes, assegurando a informação, a orientação e o encaminhamento de jovens e de adultos que procurem uma formação escolar, profissional ou dupla certificação e/ou que visem uma integração qualificada no mercado de trabalho.