Apresentação do “Guia Compreensivo para a Implementação do BIM nas Autarquias”
O presidente do Conselho de Administração da Gaiurb, António Miguel Castro, representou a empresa municipal e o Município de Gaia no webinar "BIM nas Autarquias”, organizado pelo Conselho Regional Sul do Colégio (CRC) de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros, em parceria com a CT197-BIM, do IPQ - Comissão Técnica para a normalização do BIM (Building Information Moddeling) em Portugal, do Instituto Português de Qualidade.
Durante este encontro, que se realizou no dia 27 de janeiro para apresentar o Guia Compreensivo para a Implementação BIM nas Autarquias, António Castro destacou os avanços recentes no contexto da Gaiurb, assumindo a importância da progressiva digitalização dos processos e defendendo a relevância do papel das autarquias nesta transição da indústria.
Este seminário on-line contou com 224 participantes e teve como motivação a apresentação e discussão do "Guia Compreensivo para a Implementação do BIM nas Autarquias”, desenvolvido pela CT197-BIM e coordenado por António Aguiar Costa, vogal do CRC de Engenharia Civil. A vasta audiência demonstrou o interesse e pertinência do tema e evidenciou a relevância do papel da Ordem dos Engenheiros na dinamização da transformação digital da indústria.
A sessão de abertura contou com a presença do bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Mineiro Aires, e do presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Luís Machado.
A apresentação do Guia, efetuada por Miguel Azenha, antecedeu a Mesa Redonda moderada por António Aguiar Costa, principal dinamizador desta iniciativa, na qual participaram, também, Rita Moura, presidente do Cluster AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) e do recentemente criado Laboratório Colaborativo BUILTCoLAB, que têm apoiado a indústria em diversas ações de capacitação, formação, desenvolvimento e inovação, designadamente nas autarquias, no que respeita à implementação do BIM e do licenciamento electrónico.
Por seu turno, Jorge Meneses, presidente da APPC (Associação Portuguesa de Projetistas e Consultores), partilhou a sua visão da indústria, realçando as oportunidades e desafios da digitalização, e defendeu a necessidade de valorizar o projeto como principal protagonista da qualidade do ambiente construído. Realçou que o BIM e a digitalização da construção obrigarão a que os projetos sejam desenvolvidos com prazos adequados e pagamentos justos.
O presente webinar demonstrou a oportunidade do tema e realçou a importância de uma transição digital progressiva, que valorize o capital o humano e ambicione por mais qualidade e melhor desempenho do ambiente construído.