Projeto-piloto de aplicação da metodologia BIM (Building Information Model) para melhorar a eficiência energética de um edifício de habitação social em Gaia.
A Gaiurb e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vão desenvolver, no âmbito do projeto SUDOE ENERGY PUSH, um projeto-piloto de aplicação da metodologia BIM para melhorar a eficiência energética de um edifício de habitação social em Vila Nova de Gaia.
O edifício em questão será modelado tridimensionalmente para a realização de simulações energéticas e para a aplicação de sistemas de monitorização. De referir que a Gaiurb participa, como parceiro associado da FEUP, no projeto "SUDOE ENERGY PUSH (Efficient eNERGY for PublicSocial HOUSING) do programa INTERREG SUDOE, um projeto inovador que pretende implementar um modelo de gestão de energia em edifícios de habitação social, localizados no território SUDOE, posicionando-se como uma referência para o aumento da eficiência energética e para a qualidade de vida dos cidadãos menos favorecidos.
O projeto visa a definição de soluções energéticas adequadas e direcionadas para a habitação social, pretendendo, assim, alcançar um duplo objetivo: por um lado, reduzir o consumo de energia e de emissões de CO2; por outro, melhorar o conforto térmico do edifício, proporcionando aos seus residentes uma melhores condições de habitabilidade nas diferentes épocas do ano, reduzindo os riscos de pobreza energética.
Com este projecto-piloto pretende-se, também, validar as melhores opções técnicas em futuras intervenções no nosso parque habitacional.
SUDOE ENERGY PUSH é um projeto aprovado no âmbito do Programa de Cooperação Interreg V-B Sudoeste Europeu (Interreg Sudoe, www.interreg-sudoe.eu) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).