Gaiurb é parceira de projeto europeu que promove habitação mais sustentável e segura
Dois investigadores e docentes da Universidade de Estugarda, Alemanha, que fazem parte do projeto Deliver sAfe and Social Housing (DASH), fundado pela União Europeia com o objetivo de promover habitação mais sustentável e segura, visitaram os modelos habitacionais em Vila Nova de Gaia e Porto.
Rainer Goutrié e Shaharin Elham foram acompanhados pela Gaiurb e Domus Social, as empresas responsáveis pela Habitação nas duas cidades, nas visitas aos empreendimentos sociais D. Manuel Clemente e D. Manuel Martins (como exemplos de habitação social), Quinta dos Castelos, um apartamento reabilitado no Castelo de Gaia e quatro habitações no Esteiro de Avintes (como demonstrativos de habitação acessível), em Vila Nova de Gaia.
No Porto, por seu turno, os investigadores visitaram a Colónia Operária Viterbo Campos e os bairros de Bom Sucesso, Sidónio Pais, Lordelo, Condominhas, Mouteira, Pasteleira e Rainha Dona Leonor.
O projeto Deliver sAfe and Social Housing (DASH) é uma iniciativa para quatro anos, que iniciou em janeiro de 2023 e terminará em dezembro de 2026, financiada pelo programa de pesquisa e inovação European Union’s Horizon, no âmbito da Marie Skłodowska-Curie Actions – Staff Exchange.
O objetivo do projeto DASH é desenvolver novas ideias para promover habitação mais sustentável e segura, e como transformar essas ideias em produtos, processos e/ou serviços habitacionais realistas, utilizando ferramentas metodológicas inovadoras.
Através da pesquisa colaborativa, o DASH facilita o intercâmbio de conhecimentos entre diferentes disciplinas, setores e países. Portugal, Dinamarca, Alemanha e Servia são parceiros deste projeto que integra instituições académicas, autoridades locais, associações habitacionais e organizações da sociedade civil.
Ao aproveitar sua experiência e aprendizagem, pretende-se dar ênfase à capacitação interdisciplinar e co-produção de conhecimento para desenvolver modelos habitacionais inovadores.
Neste primeiro ciclo do DASH, a Gaiurb conta com uma equipa de técnicos que, ao longo deste ano, têm desenvolvido pesquisas colaborativas, com o objetivo de explorar novos processos e produzir ideias inovadoras para promover uma habitação mais sustentável e segura em Vila Nova de Gaia. Esta missão continuará nos próximos 2 anos.
A visita dos investigadores alemães decorreu nos dias 2 a 4 de dezembro e inseriu-se, justamente, no âmbito da reciprocidade de relações entre os países e as instituições parceiras do projeto. O acompanhamento da Gaiurb procurou ajudá-los na aquisição de conhecimento sobre a cultura e as tradições de Vila Nova de Gaia na promoção de habitação (em termos administrativos, institucionais e financeiros), bem como nas caraterísticas específicas dos mercados habitacionais nacionais e locais (estruturas legais, regimes de posse, preços e acessibilidade, estruturas de propriedade e opções de financiamento), sempre com o intuito de promover uma habitação mais sustentável e segura.
Paralelamente, e com os mesmos objetivos, uma delegação de técnicos da Gaiurb esteve também na Alemanha no âmbito do projeto Deliver sAfe and Social Housing (DASH).
Para além das visitas ao parque habitacional, a Gaiurb e a Domus Social dinamizaram, em conjunto, algumas sessões de debate, de troca e partilha de conhecimentos.