Projeto inspirador de educação de adultos, inovação social e intervenção comunitária.
Perto de 100 pessoas beneficiaram já das oportunidades de aumento de escolaridade, de certificação e de educação de adultos, no âmbito do Passeio das Qualificações, um projeto pioneiro do qual a Câmara Municipal de Gaia e a Gaiurb são parceiros e que completa agora um ano de atividade.
“O último ano do projeto mostra-nos o potencial que a educação e a capacitação têm de mudar vidas, fortalecer comunidades e impulsionar o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou a vice-presidente da Câmara de Gaia, Marina Mendes, na sessão de apresentação pública do balanço do primeiro ano de implementação deste projeto de enorme impacto transformador.
Segundo Marina Mendes, que falava esta quinta-feira, na Biblioteca Municipal de Gaia, “a mobilização realizada ao longo deste primeiro ano é prova do compromisso conjunto entre o Município, a Gaiurb e o Centro Qualifica da Escola Árvore, mas, sobretudo, dos cidadãos que abraçaram esta oportunidade”.
O Passeio das Qualificações mobilizou 80 pessoas, através de iniciativas que levaram a educação e a formação até onde ela é mais necessária. Além disso, 31 munícipes foram encaminhados e integrados em percursos de aumento de escolaridade e certificação, incluindo formações de dupla certificação, proficiência digital e formações modulares certificadas. “Mais do que números, são histórias de superação e progresso”, realçou Marina Mendes.
A vice-presidente referiu-se, também, ao contributo “inestimável” da Escola Oficina, enquanto projeto de inovação social da Gaiurb e pilar essencial deste projeto, na realização de dois grupos de Proficiência Digital Nível Básico com impacto direto sobre a literacia digital de dezenas de cidadãos, assim como da sensibilização de 158 pessoas com escolaridade até o 6º ano, demonstrando a amplitude do compromisso deste projeto com a qualificação das comunidades.
Marina Mendes referiu-se, ainda, ao impacto que estas ações têm para a população e para a cidade. “Para as pessoas, estas iniciativas representam a possibilidade de um recomeço, o acesso a novas competências e a uma maior integração social e económica. Estamos a falar de mais do que formação: estamos a criar pontes para uma vida melhor, mais digna e com mais oportunidades”.
Por seu turno, “para Vila Nova de Gaia, estas ações significam uma população mais qualificada, preparada para responder às exigências do presente e do futuro. Uma cidade cresce quando os seus cidadãos crescem, e o Passeio das Qualificações está a contribuir para moldar uma comunidade mais forte, mais unida e mais preparada para os desafios que enfrentamos”, concluiu.
Os resultados do primeiro ano do Passeio das Qualificações foram apresentados por Elodie Teixeira, coordenadora do Centro Qualifica Árvore, a que se seguiu o lançamento de uma campanha de desmistificação, com enfoque nos mitos associados à idade para estudar, apresentada por Joana Oliveira, mediadora do projeto.
O encerramento da cerimónia sucedeu à entrega de certificados a algumas pessoas residentes em alguns empreendimentos sociais de Gaia que abraçaram o projeto e aumentaram as suas qualificações. Um excelente exemplo a seguir, que foi destacado e efusivamente aplaudido por todos.
Visão de futuro
O projeto Passeio das Qualificações “não é apenas um investimento na qualificação individual, mas também um poderoso exemplo de educação de adultos, inovação social e intervenção comunitária”, realçou Diana Mota, chefe de Divisão da Habitação e Impacto Social da Gaiurb, no encerramento da cerimónia.
“Acreditamos que, ao qualificar e capacitar cada pessoa, estamos a construir um alicerce mais sólido para toda a nossa cidade”, afirmou a técnica da Gaiurb, referindo-se à intervenção que prioriza as pessoas residentes nos empreendimentos sociais, enquanto espaços de enorme resiliência e potencial humano, não obstante as diversas vulnerabilidades associadas. E acrescentou: “Trabalhámos para transformar os territórios em centros de oportunidades, reforçando os laços comunitários e criando caminhos para a inclusão social.”
A importância do impacto social do Passeio das Qualificações mereceu destaque especial. “Para os participantes, significou mais do que adquirir competências ou certificações: foi uma oportunidade de superar barreiras, fortalecer a autonomia e resgatar a esperança”, evidenciou Diana Mota, para depois salientar que, para Vila Nova de Gaia, “representou o fortalecimento do tecido social, a criação de comunidades mais integradas e a redução de desigualdades que afetam tantos munícipes”.
A representante da Gaiurb aproveitou a circunstância para anunciar que os próximos passos incluem a intensificação da mobilização nos empreendimentos sociais da Quinta do Monte Grande, em Vilar de Andorinho, D. António Ferreira Gomes, em Serzedo, entre dezembro deste ano e janeiro de 2025.
“A transformação que aqui celebramos hoje é muito mais do que um objetivo cumprido: é um lembrete de que a educação, a inovação social e a intervenção comunitária são ferramentas poderosas para criar uma sociedade mais justa, inclusiva e resiliente” apontou Diana Mota, concluindo: “Juntos, continuaremos a construir uma cidade onde ninguém fica para trás e onde cada pessoa tem a oportunidade de prosperar”.
A cerimónia contou com a presença de Miguel Silva, diretor do Departamento de Qualificação de Adultos da ANQEP, Francisco Silva, em representação da Direção da Escola Profissional Árvore, técnicos do Centro Qualifica, da Gaiurb e da Escola Oficina, assim como munícipes que participaram no projeto e respetivas famílias.