Caves Ferreira acolhem, na próxima semana, três dias de conferências, debates, workshops e seminários jurídicos
A Semana da Reabilitação Urbana regressa a Vila Nova de Gaia, já na próxima semana (dias 5, 6 e 7), para o maior evento nacional dedicado aos temas da habitação, construção e sustentabilidade.
Trata-se de um evento aberto à cidade e a todos os que a procuram para viver, trabalhar e investir, organizado pela Vida Imobiliária, em estreita colaboração com os municípios de Vila Nova de Gaia, do Porto, de Matosinhos e da Maia.
A sessão de abertura desta 12.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto será presidida por Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia. O evento contará também com a intervenção do presidente do Conselho de Administração da Gaiurb, em três sessões principais.
“Construção modular e industrializada – A solução para a habitação acessível?”, no dia 5, “Balanço à aplicação do Simplex – O que funcionou e o que precisa de revisão” e “Atrair investimento ao território - O papel do Estado, das Autarquias e dos Stakeholders”, no dia 6, e “A equação do Alojamento Local versus Arrendamento”, no dia 7, são as sessões em que será interveniente António Miguel Castro.
Destaque, ainda, para a sessão paralela organizada, no dia 6, pela Gaiurb, subordinada ao tema “Transição Digital e BIM – Inovação no Serviço Público”, durante a qual será abordada a problemática da inovação na administração pública centrada na digitalização e desburocratização processual, assim como o percurso, os projetos e as parcerias que impulsionam a implementação do BIM e a automatização da verificação urbanística.
No espaço icónico das Caves Ferreira serão partilhados três dias de conferências, debates, workshops e seminários jurídicos, num programa alargado que contempla dois palcos, mais de 100 oradores e quase 70 entidades e parceiros.
No ano passado, recorde-se, a Semana da Reabilitação Urbana do Porto totalizou 2000 participantes, 24 conferências, 110 oradores, 60 entidades.