Já iniciou o ano letivo do projeto “Divertir com o Saber” que, este ano, integra a candidatura Bairro 2023+i
As salas de matemática criadas no âmbito do projeto “Divertir com o Saber” abriram as portas este sábado em dez empreendimentos sociais para dar apoio a cerca de cem crianças que estão a frequentar o ensino pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico.
O projeto integra, no presente ano letivo, a candidatura “Bairro 2030+i” com o objetivo de dotar as salas de condições digitais que permitam desenvolver outro tipo de atividades com as crianças. Uma dessas atividades prende-se com a implementação de um Programa de Literacia Financeira denominado “No Poupar está o Ganho” promovido pela Fundação Cupertino de Miranda.
Nesta sua 19ª edição, o “Divertir com o Saber” desenvolve-se em sessões aos sábados, no período compreendido entre 19 de outubro de 2023 e 28 de junho de 2024, num total de 34 sábados. Fazem-se as pausas letivas de Natal e Páscoa, prevendo-se a realização de atividades recreativas, desportivas e/ou culturais nos referidos períodos de férias escolares.
As salas de matemática abriram nos seguintes empreendimentos sociais:
Alberto Martins Andrade, em S. Félix da Marinha; Bela Vista, na Madalena; Coronel Pinto Simões, em Canidelo; D. Armindo Lopes Coelho, em Olival; D. Manuel Martins, em Oliveira do Douro; Dr. Mota Amaral, em Arcozelo; Eusébio da Silva Ferreira, em Serzedo; Padre Américo, em Canelas; Quinta do Monte Grande, em Vilar de Andorinho; e Ruy de Carvalho, em Vilar do Paraíso.
O projeto educativo «Divertir com o Saber» pretende criar igualdade de oportunidades a todas as crianças que frequentam os referidos níveis escolares, permitindo que ultrapassem a dificuldade financeira com explicadores privados para obter melhores resultados e possam suprir alguns estigmas e resistências à disciplina.
Proporcionar a estes alunos momentos de partilha, (re)descoberta de saberes de âmbito interdisciplinar, com especial enfoque na Matemática e Português, onde os alunos têm particulares dificuldades de aprendizagem autónoma e compreensão do mundo que os rodeia são os fatores que fundamentam a finalidade educativa do projeto “Divertir com o Saber”, cujo acompanhamento é assumido pelas técnicas sociais da Gaiurb.