Gaiurb dedicou festa comemorativa às crianças de frequentam o projeto de matemática
Perto de uma centena de crianças divertiu-se nos jardins do Departamento de Habitação da Gaiurb para celebrar o 18º aniversário do projeto “Divertir com o Saber” implementado no parque habitacional social de Gaia em 2006.
Alguns professores e os administradores da Gaiurb, António Miguel Castro e André Correia, não faltaram à festa que comemorou a maioridade deste projeto educativo de matemática pioneiro no país que integra alunos que estão a frequentar o pré-escolar e os 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico.
O Palhaço Pintarolas da companhia Centelha Criativa levou aos jardins da Gaiurb o espetáculo «O Príncipe, a Princesa e o Mauzão», que permitiu uma estreita interação com as crianças ali presentes e criou oportunidades para improvisar personagens com alguns pequenos voluntários.
Insufláveis, xadrez gigante, tiro ao alvo, balizas de futebol, face painting e muita música completaram a tarde festiva da última quinta-feira, onde também foi partilhado um suculento lanche e deliciosas pipocas.
Na hora da despedida, todos os meninos e meninas equiparam-se com as novas mochilas oferecidas pela Gaiurb e confecionadas pela Escola Oficina a partir de desperdícios têxteis.
O projeto “Divertir com o Saber” pretende criar igualdade de oportunidades a todas as crianças que frequentam os referidos níveis escolares, permitindo que ultrapassem a dificuldade financeira com explicadores privados para obter melhores resultados e possam suprir alguns estigmas e resistências à disciplina.
Proporcionar a estes alunos momentos de partilha, (re)descoberta de saberes de âmbito interdisciplinar, com especial enfoque na Matemática e Português, onde os alunos têm particulares dificuldades de aprendizagem autónoma e compreensão do mundo que os rodeia são os factores que fundamentam a finalidade educativa do projeto “Divertir com o Saber”, cujo acompanhamento é assumido pelas técnicas sociais da Gaiurb.
Nos últimos sete anos, associou-se ao projeto a modalidade de xadrez. Esta nova aprendizagem tem contribuído para a melhoria de resultados ao nível do desenvolvimento cognitivo, da estimulação da concentração e da memorização, da educação social e desportiva, da cultura e ampliação de conhecimentos, do desenvolvimento pessoal, social e da formação de carácter.
As pausas letivas têm lugar por ocasião do Natal e da Páscoa, prevendo-se a realização de atividades recreativas, desportivas e/ou culturais nos referidos períodos de férias escolares.