Mães apoiadas pelo Serviço Materno-Infantil Primeiros Passos aprendem a gerir melhor o orçamento familiar
Chegou ao fim o ciclo de sessões sobre gestão do orçamento familiar e dicas de poupança dinamizadas junto das mães apoiadas pelo Serviço Materno-Infantil Primeiros Passos da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia.
Este programa de formação/capacitação foi inspirado na iniciativa que a Gaiurb e a Deco promoveram, em março, para assinalar o Dia Mundial do Consumidor, no âmbito do protocolo de colaboração estabelecido entre as duas entidades.
A realização daquele evento comemorativo resultou numa manifestação de interesse por parte da Misericórdia de Gaia para replicar a abordagem e partilha de conhecimentos com as famílias de bebés até 24 meses, residentes no município de Vila Nova de Gaia, em situação de vulnerabilidade socioeconómica.
Durante o mês de Junho, foram realizadas três sessões de formação/capacitação, nas instalações cedidas da Fedapagaia (Federação de Associações de Pais do Concelho de Gaia), que foram dinamizadas por técnicas da Deco, com o apoio da equipa do GIAS – Gabinete Integrado de Ação Social da Gaiurb.
As sessões incidiram em temáticas tão distintas e pragmáticas como “Avaliar a situação financeira e planear: a importância do orçamento familiar”, “Como viver com inflação e conseguir poupar” e “Créditos: podemos viver sem eles? E se as contas se complicarem? A insolvência e o recomeço”.
Importa registar a participação ativa das mães presentes nas sessões, ora partilhando casos pessoais, ora questionando sobre matérias de particular preocupação, ora ainda “agarrando” as recomendações, dicas e conselhos partilhados em cada sessão.
O Serviço Materno Infantil Primeiros Passos da Misericórdia de Gaia tem como missão prevenir a reduzir a vulnerabilidade na Primeira Infância, através da intervenção junto de bebés até aos 24 meses e das suas famílias, residentes no município de Vila Nova de Gaia, em situação de vulnerabilidade.