Compromisso com as alterações climáticas e as cidades sustentáveis unem municípios do Greater Porto
Vila Nova de Gaia regressou ao UrbanFuture, o fórum internacional dedicado ao desenvolvimento urbano sustentável e ao futuro das cidades, que este ano mobilizou quase 2.000 participantes para Roterdão, nos Países Baixos.
Cerca de 250 oradores, 180 autarcas e uma centena de parceiros participaram na presente edição deste evento que procura juntar líderes visionários, inovadores e especialistas de várias partes do mundo para discutir e explorar soluções para os desafios urbanos do século XXI.
Durante três dias inspiradores, o fórum demonstrou ao mundo o seu compromisso no combate às alterações climáticas, tendo debatido e partilhado experiências sobre as questões mais prementes da atualidade: adaptação climática, inclusão social, construção de cidades sustentáveis, aspetos sociais de mudança, a importância das lideranças, crescimento pessoal e capacidades dos ‘citychangers’.
Para além da comitiva de Vila Nova de Gaia, presidida por António Miguel Castro, presidente do Conselho de Administração da Gaiurb, estiveram também em Roderdão outros representantes do Greater Porto, a plataforma criada pelos três municípios da Frente Atlântica (Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos) com o propósito de se posicionar enquanto território de conhecimento e captação de talento, ao mesmo tempo que as equipas se qualificam numa interação com mais de 300 cidades europeias discutindo temas fundamentais para o desafio de criar cidades sustentáveis e felizes.
O GreaterPorto destacou-se por se apresentar de forma colaborativa na persecução de cidades mais competitivas, felizes e sustentáveis.
O evento representou uma oportunidade para a promoção da região junto do público internacional e para a exploração de diferentes áreas da sustentabilidade: do planeamento urbano à arquitetura, da mobilidade à energia.
Na UrbanFuture, uma multidão de pessoas impulsionam mudanças para tornar as cidades mais sustentáveis: autarcas, arquitetos, especialistas em mobilidade, urbanistas, cientistas, gestores de sustentabilidade, representantes de start-ups, ambientalistas, especialistas em inovação ou outros.
A paixão por cidades melhores voltará a unir estes agentes de mudança na edição UrbanFuture de 2025 cujo encontro será em maio, em Lódz, Polónia.