Dinamização de sessões no âmbito do projeto Desenvolvimento de Talento Desportivo nas Comunidades Desfavorecidas
Os encarregados de educação de quase cem crianças e jovens que participam no projeto Activar - Desenvolvimento de Talento Desportivo nas Comunidades Desfavorecidas, que decorre em oito empreendimentos sociais de Gaia, estão a participar no ciclo de sessões formativas e recreativas que decorrem, com caráter mensal, até ao final do ano.
A primeira sessão, sobre “A importância da Atividade Física na Saúde Mental”, realizou-se no dia 21 de junho e decorre todos os dias desta quarta semana de junho, nos empreendimentos sociais de Canelas, Canidelo, Perosinho, Serzedo, Olival, Avintes, São. Félix da Marinha e Valadares.
O programa prevê, ainda, um conjunto de iniciativas tão diversas como “A Atividade Física nas Relações Familiares”, “Ecofitness: Desporto ao Ar Livre”, “Aula Prática de Zumba”, “A influência da Alimentação & Nutrição nos Estilos de Vida” e “Fair-Play e Comportamentos Positivos.”
O projeto Activar - Desenvolvimento de Talento Desportivo nas Comunidades Desfavorecidas é dinamizado pela Associação Desportiva Talentos de Campeão, em parceria com a Câmara Municipal de Gaia e a Gaiurb, nos empreendimentos sociais Alberto Martins Andrade, em S. Félix da Marinha, Eusébio da Silva Ferreira, em Serzedo, D. Armindo Lopes Coelho, em Olival, Dr. Mário Cal Brandão, em Avintes, e General Ramalho Eanes, em Valadares, Coronel Pinto Simões, em Canidelo, Padre Américo, em Canelas, e Perosinho.
Trata-se de um programa de atividades de saúde e integração social junto de crianças com idades compreendidas entre os 6 e 12 anos residentes nos empreendimentos sociais em contexto de vulnerabilidade, com o propósito de promover hábitos de vida saudáveis, melhorando o desenvolvimento psicossocial, cognitivo e motor.
O projeto Activar é financiado pela Câmara Municipal de Gaia, no âmbito do FARC-AL (Fundo de Apoio à Recuperação Covid-19 – Associações Locais).