Conferência internacional integra projeto da Gaiurb e culmina na assinatura da Declaração de Gaia
O projeto da Escola Oficina representou a Gaiurb na conferência internacional "Design para Todos e o Futuro do Planeta – Gaia 2024”, uma iniciativa do EIDD - European Institute for Design and Disability, que culminou com a assinatura da Declaração de Gaia, um momento chave na definição de princípios do design inclusivo no contexto do Desenvolvimento Global Sustentável.
A conferência trouxe a Vila Nova de Gaia, nos dias 6 e 7 de junho, personalidades como o diretor da Agência Internacional da Energia Atómica, Mariano Grossi, ou o ex-ministro do Ambiente, Matos Fernandes, para debater, juntamente com investigadores e agentes económicos, o papel do Design for All no desenvolvimento de uma sociedade sustentável e na criação de valor acrescentado nas empresas.
A Escola Oficina foi criada em 2015 com o objetivo de estabelecer pontes para o emprego através da capacitação de pessoas desempregadas na zona de Vila Nova de Gaia, começou por contar Sara Cabral, representante deste projeto inclusivo que, através de ações de formação na área da costura e da cartonagem, reaproveitando resíduos têxteis, de papel e cartão, procura alcançar patamares de excelência ao nível da sustentabilidade ambiental, boas práticas de cidadania, integração social qualificada e oportunidade de integração no mercado de trabalho.
Durante a conferência, que contou com o apoio do Município de Vila Nova de Gaia, houve lugar a apresentações centradas nas temáticas "Espaços e Ambientes”, "Produtos e Serviços” e "Comunicação e Informação”, na dupla abordagem teórica e prática. A par da comunicação de resultados de pesquisa, foram apresentadas abordagens práticas de empresas representativas dos seus setores, que operam no concelho de Gaia. Investigadores, profissionais e gestores tiveram, assim, a oportunidade de confrontar visões, realidades e estratégias, mas também comunicar entre si as respetivas experiências e dificuldades.
O Design for All tem como base o princípio de que o design está centrado no "Ser Humano”, respeitando na totalidade a "Diversidade Humana” e, como tal, a diversidade das sociedades a nível global.
Vinte anos depois de apresentada pelo EIDD a declaração de Estocolmo, na qual se definiam os princípios do Design for All, foi agora assinada a Declaração de Gaia, tendo sido definidos os princípios do Design for All no contexto do Desenvolvimento Global Sustentável. A cerimónia realizou-se no Convento Corpus Christi, foi presidida pelo vereador Dário Silva, em representação do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, e contou com a presença de António Miguel Castro, presidente do Conselho de Administração da Gaiurb.
O EIDD foi fundado em 1993, expandindo rapidamente o seu raio de ação na Europa, abrindo na última década a filiação a vários membros não europeus. Com associados exclusivamente institucionais, a EIDD está na vanguarda da investigação, difusão de conhecimento e inovação e ação política europeia focada no Design for All.