Contributo para o reforço da consciência socioecológica e formação de facilitadores do empoderamento transformador das comunidades
Uma visita guiada ao estuário do rio Douro, uma reserva natural local na margem sul do rio Douro, no concelho de Vila Nova de Gaia, fechou com chave de ouro a jornada promovida no âmbito do projeto europeu Ready, que contou com representantes de 15 países europeus, cuja missão assenta no reforço da consciência socioecológica e no desenvolvimento de capacidades dos seus jovens beneficiários.
O projeto Ready compreende a formação de facilitadores do empoderamento transformador das comunidades, a criação de ambientes inclusivos que promovam a equidade (inclusão social), a preparação de formadores, educadores e animadores juvenis para se tornarem verdadeiros agentes de mudança (combate às alterações climáticas), o desenvolvimento das capacidades e competências digitais de todos os educadores, cidadãos e organizações (transformação digital).
A sessão (in)formativa que antecedeu a visita àquele espaço “onde o rio acaba e o mar começa” foi dinamizada pela Right Challenge com a colaboração da Gaiurb e decorreu no dia 24 de maio no Centro Interpretativo do Património da Afurada, onde o presidente do Conselho de Administração da Gaiurb, António Miguel Castro, partilhou uma visão em linha com os ideais de colaboração, proatividade, inovação e sustentabilidade no desenvolvimento e progresso das comunidades.
Projetos como Afurada Living Lab e Escola Oficina foram apontados por António Castro como exemplos de excelência da Gaiurb. O primeiro corresponde a um território de experimentação e validação de soluções tecnológicas e serviços inovadores, onde diversos atores colaboram na promoção de uma economia de baixo carbono e do desenvolvimento sustentável da comunidade da Afurada. É o primeiro laboratório urbano para a descarbonização de Gaia.
Por seu turno, a Escola Oficina é um projeto que visa estabelecer pontes para o emprego através da capacitação de pessoas desempregadas na zona de Vila Nova de Gaia.
Assim, através de ações de formação na área da costura e da cartonagem, reaproveitando resíduos têxteis, de papel e cartão, a iniciativa visa a sustentabilidade ambiental, as boas práticas de cidadania, a integração social qualificada e a oportunidade de integração no mercado de trabalho. O enraizamento de uma economia de partilha e da educação ambiental são também alicerces inerentes à Escola Oficina.
Através da questão ambiental, os jovens beneficiários do projeto Ready desenvolverão competências em matéria de campanhas, gestão de projetos, comunicação, defesa de causas, entre outras, e serão convidados a tomar iniciativas para criar e divulgar atividades no âmbito do projeto nos seus contextos locais e online, designadamente através de um blogue que todos irão gerir em conjunto e que se destinará a partilhar as suas ações com os outros beneficiários no estrangeiro.
Este projeto, que é apoiado no âmbito do programa europeu Erasmus, pretende aumentar a base de dados sobre os principais obstáculos e oportunidades que os jovens enfrentam nas zonas suburbanas desfavorecidas, melhorar a cooperação transnacional entre os animadores de juventude, aumentar a sensibilização ambiental, aumentar as competências ecológicas e capacitar os jovens desfavorecidos para se empenharem na preservação do ambiente nas suas próprias comunidades, assegurar a sustentabilidade da sensibilização ambiental através da aprendizagem entre pares e alargar as oportunidades de emprego dos jovens residentes em zonas desfavorecidas através de atividades de reforço das capacidades destinadas a aumentar as competências de empreendedorismo ecológico.