Escola Oficina é parceira do Adults for Future que visa capacitar os idosos para a cidadania ambiental
Há um projeto europeu intitulado “Adults for Future” que anda a capacitar educadores de adultos e centros educacionais de quatro países parceiros para envolverem os idosos na educação ambiental e fortalecer o seu papel pioneiro na cidadania e no activismo ambiental, assim como apoiá-los na sua jornada de sustentabilidade, designadamente através de planos de reforma ecológicos ou do envolvimento da comunidade.
Os resultados do trabalho desenvolvido no norte do país, com maior incidência em Vila Nova de Gaia e Porto, foram apresentados esta quinta-feira, por Elisa Klein-Peters, representante da Right Challenge, promotora e gestora do projeto, que tem a Escola Oficina (Gaiurb) como parceiro estratégico em Portugal, a DomSpain em Espanha, a Eurosuccess no Chipre e a Plygonal na Itália, enquanto agentes de mudança cheios de estratégias práticas para promover a consciencialização global, encorajar hábitos sustentáveis e promover o envolvimento local.
Ao longo deste projeto, financiado pelo Programa Erasmus e pela União Europeia, foram desenvolvidas várias acções, desde a criação de um quadro de competências, à dinamização de um curso on-line de capacitação para formadores de adultos, técnicos e outros profissionais para incentivar o ativismo ambiental em adultos mais velhos e melhorar as práticas ecológicas nos centros de adultos.
Os recursos desenvolvidos pretendem também enriquecer e alargar as competências dos educadores de adultos e as ferramentas disponíveis em diferentes contextos passíveis de serem usadas a aumentar a resiliência climática de adultos mais velhos. Os módulos criados ao longo do projeto pretendem promover o ativismo ambiental e o envelhecimento ativo.
Simultaneamente, foram dinamizados cursos baseados em cenários e gamificação, cujo potencial permitiu despertar o interesse, aumentar a participação, desenvolver a criatividade e a autonomia, promover o diálogo e resolver situações-problema; realização de vídeos inspiradores sobre iniciativas ambientais intergeracionais; realização de focus group com profissionais que trabalham na área da educação de adultos, nos quais participou a Escola Oficina, designadamente através da dinamização de workshops de upcycling.
No final da apresentação de resultados, que decorreu no auditório da Inovagaia, a Escola Oficina realizou mais um workshop de upcycling, que permitiu destacar a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais, princípios utilizados diariamente neste projeto da Gaiurb. Todos os participantes tiveram a oportunidade de executar um caderno a partir da reutilização de sobras de folhas do miolo da agenda da Gaiurb distribuída aos colaboradores no Natal de 2022, e excedentes de mono-folhas de divulgação do PDM (Plano Diretor Municipal) de Vila Nova de Gaia que foram unidos por um cordão de sapato. Antes, foram confecionados despeja-bolsos a partir de pedaços de napa provenientes de desperdícios industriais.