Gaiurb contemplada na distinção da categoria de Preservação do Capital Natural
O act4nature Portugal, do qual a Gaiurb é uma das empresas comprometidas, foi vencedor na categoria de Preservação do Capital Natural do Prémio Nacional de Sustentabilidade 2024, promovido pelo Jornal de Negócios.
Enquanto empresa municipal responsável pelo desenvolvimento de uma política urbanística de excelência, pelo planeamento e fiscalização da paisagem urbana e no domínio da habitação, enquanto responsável pela exploração do património e coordenação sociohabitacional com vista à coesão e ao desenvolvimento social, a Gaiurb pretende assumir cada vez mais, quer nas operações urbanísticas, quer junto da população, a preservação, promoção e conservação da biodiversidade como parte integrante da sua estratégia corporativa.
Um dos objetivos estratégicos definidos no seu projeto interno – Endomudanças – passa pela criação de uma organização mais eco consciente, através da implementação de uma estratégia participativa de sustentabilidade ambiental integrando os princípios da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em particular as questões relacionadas com a proteção ambiental, contribuindo para a redução das emissões de CO2 e para a mitigação das alterações climáticas e promovendo a necessária transição para uma economia circular e de baixo carbono.
Neste âmbito, a Gaiurb tem procurado implementar medidas e sensibilizar os seus colaboradores nas seguintes áreas: Gestão e uso eficiente da água; Redução do Consumo de Materiais e Política de Compras Sustentáveis; Política de Gestão e Eficiência Energética; Gestão de Resíduos; e Mobilidade Sustentável.
A Gaiurb é signatária desta iniciativa desde 2023, promovida e lançada em 2020 pelo @BCSD Portugal e que desafia as empresas a proteger, promover e restaurar a biodiversidade, face à sua perda massiva que está a degradar os sistemas naturais que sustentam as sociedades e as economias, de acordo com dois relatórios publicados em 2022 pelo Intergovernmental Science- Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services (IPBES).
Desde então, a empresa municipal trabalha diariamente para conhecer, compreender e antecipar os impactos das suas actividades sobre biodiversidade e desenvolver estratégias de minimização e/ou compensação desses mesmos impactos.
A Gaiurb subscreveu os 10 compromissos comuns do act4nature que pretende operacionalizar através de compromissos individuais smart (especificos, mensuráveis, adicionais, realistas e delimitados no tempo), definidos em linha com a atividade desenvolvida e que podem ser consultados em https://bcsdportugal.org/wp-content/uploads/2023/12/act4nature-Portugal_Novos-Compromissos-2023_PT.
Com este compromisso, a Gaiurb pretende criar valor através da integração da biodiversidade comprometendo-se a incluir a natureza (ambiente, animais, plantas, ecossistemas, interações e património genético) nas suas estratégias e modelos de negócio. Simultaneamente, reforça o esforço, o envolvimento e o compromisso de fazer todos os dias o melhor, refletindo o trabalho de uma equipa e um percurso trilhado em conjunto com uma vontade inigualável de contribuir para um futuro mais justo e mais sustentável.
A empresa quer, paralelamente, pôr em prática medidas que encontrem soluções para a conservação da diversidade biológica, para o seu restauro, para o uso sustentável dos recursos naturais e para uma distribuição justa e equitativa dos benefícios que resultam desse uso.
Fotos de Duarte Roriz | Jornal de Negócios:
Os trofeus | foram feitos de betão reciclado, cedido pela Secil, e produzidos pelo Manicómio, um espaço de criação artística para pessoas com doença mental
O grupo dos vencedores da 4ª edição do Prémio Nacional de Sustentabilidade