Crianças do Centro Social do Candal-Marco visitaram a empresa e participaram num workshop
Um grupo de 25 crianças de 5 anos de idade, que frequentam o Centro Social do Candal–Marco, deslocou-se, na última quinta-feira, às instalações da sede da Gaiurb para conhecer alguns departamentos da empresa e o tipo de trabalho que se desenvolve no dia-a-dia.
As crianças visitaram os espaços do atendimento ao público e da Divisão de Informação Geográfica (DIG), onde tiveram a oportunidade de conhecer os diferentes equipamentos e as suas funções. De seguida, participaram o workshop – “Transformação mágica”, organizado pela Escola Oficina da Unidade de Desenvolvimento Social.
Com a realização desta atividade, as crianças ficaram a conhecer o processo de transformação de um artigo em fim de vida, num produto com uma nova utilidade. Foram usadas as sobras de folhas, do miolo da agenda da Gaiurb distribuída aos colaboradores no Natal de 2022, e excedentes de mono-folhas de divulgação do PDM (Plano Diretor Municipal) de Vila Nova de Gaia, para criar um novo caderno. Os dois materiais foram unidos, com um cordão de sapato, e as crianças personalizaram a capa, através da aplicação de retalhos de tecidos e de botões, tornando cada caderno único e com uma segunda utilidade.
Com esta atividade, destacou-se a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais, princípios utilizados diariamente no projeto Escola Oficina.