Projeto Activar visa melhorar o desenvolvimento psicossocial, cognitivo e motor
Já são oito os empreendimentos sociais envolvidos no projeto Activar - Desenvolvimento de Talento Desportivo nas Comunidades Desfavorecidas, dinamizado pela Associação Desportiva Talentos de Campeão, em parceria com a Câmara Municipal de Gaia e a Gaiurb,
Trata-se de um programa de atividades de saúde e integração social junto de crianças com idades compreendidas entre os 6 e 12 anos residentes nos empreendimentos sociais em contexto de vulnerabilidade, com o propósito de promover hábitos de vida saudáveis, melhorando o desenvolvimento psicossocial, cognitivo e motor.
O projeto iniciou com a participação de 60 crianças e jovens em cinco empreendimentos sociais: Alberto Martins Andrade, em S. Félix da Marinha, Eusébio da Silva Ferreira, em Serzedo, D. Armindo Lopes Coelho, em Olival, Dr. Mário Cal Brandão, em Avintes, e General Ramalho Eanes, em Valadares.
No presente mês de abril, o projeto foi alargado aos empreendimentos sociais Coronel Pinto Simões, em Canidelo, Padre Américo, em Canelas, e Perosinho, após a realização de training camps que registaram forte adesão da população juvenil.
O projeto Activar é financiado pela Câmara Municipal de Gaia, no âmbito do FARC-AL (Fundo de Apoio à Recuperação Covid-19 – Associações Locais).