Escola Oficina participou na iniciativa desenvolvida no âmbito do projeto Ubuntu no Bairro
A iniciativa «Ó Viziiinha!!» saiu à rua no último sábado, tendo proporcionado momentos únicos de espírito comunitário e reforçado a importância do associativismo, bem como do comércio local.
A festa que celebra a vizinhança, os laços comunitários e o espaço público realizou-se no jardim da Biblioteca Pública Municipal de Gaia, dando a conhecer tudo o que esta zona do Município oferece.
A Escola Oficina participou no encontro e esteve representada com uma banca de divulgação, onde a população teve a oportunidade de encontrar-se para esta festa que celebra toda a riqueza que o quarteirão da biblioteca tem para oferecer a quem lá vive e a quem por lá passa.
Durante todo o dia, a Escola Oficina divulgou o seu trabalho nas áreas do emprego e da capacitação e partilhou com os visitantes uma mostra de produtos relativos às das áreas de costura e artes gráficas.
Do programa constaram diversas atividades como uma feira das associações, aulas de diferentes tipos de dança e ginástica, workshops, um bazar de troca de livros e brinquedos usados, uma visita guiada ao Auditório Municipal, entre outras.
Do comércio local às associações, das famílias à comunidade em geral, das organizações à história do território, os encontros «Ó Viziiinha!!» pretendem colocar todos em relação uns com os outros, usufruindo do espaço público e fortalecendo, assim, a dinâmica comunitária e os valores humanistas.
O evento foi promovido pelo Instituo Padre António Vieira, em parceria com a Câmara Municipal de Gaia, que desenvolve o programa de intervenção socioeducativo Ubuntu no Bairro, inspirado pela filosofia e ética africanas e dinamizado em microterritórios do município de Vila Nova de Gaia, com destaque para uma intervenção articulada com o programa municipal “Meu Bairro, minha Rua”.
Ubuntu no Bairro é uma iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social - IIES, no âmbito do Portugal Inovação Social, que prevê a criação e consolidação de redes comunitárias de confiança baseadas na filosofia Ubuntu no concelho de Vila Nova de Gaia.