Revista nº 16 inclui artigo sobre estratégias de inovação social aliada à sustentabilidade
Um artigo intitulado “Escola Oficina – a intervenção social aliada à inovação e à sustentabilidade social, ambiental e económica”, de autoria da Unidade de Desenvolvimento Social (UDS) da Gaiurb, integra o nº 16 da Revista Sinergias – Diálogos Educativos para a Transformação Social.
Sob o tema “Educação, Transformação Social e Cidadania Global: debates, caminhos e sentidos do político", a presente publicação agrega vários trabalhos, reflexões e práticas apresentados no III Encontro Internacional Sinergias para a Transformação Social, que decorreu no ano passado, no Porto, por iniciativa conjunta do projeto Sinergias ED e do CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativa, no âmbito da Cátedra Educação para a Cidadania/Global da OEI/CIIE-FPCEUP, em parceria com a Rede Inducar.
O artigo resultou de um trabalho desenvolvido pelas técnicas da UDS, Diana Mota, Elvira Lopes e Sara Cabral, com o propósito de apresentar a prática de intervenção da Escola Oficina e as estratégias inerentes à promoção da inovação social aliada à sustentabilidade.
Através da abordagem paradoxo do social, económico e sustentável, procura-se demonstrar, ao longo do artigo, de que forma um projeto de caráter social explora as suas componentes de integração socioprofissionais junto de públicos em vulnerabilidade, conciliando a sustentabilidade económica e ambiental.
A Escola Oficina foi criada em 2015 com o propósito de estabelecer pontes para o emprego através da capacitação de pessoas desempregadas e promover o reaproveitamento e transformação de desperdícios têxteis, assente nos princípios da educação, integração social e sustentabilidade ambiental.