Gaia no MIPIM para aumentar investimento na habitação
A presença de Vila Nova de Gaia no MIPIM 2024, a maior feira mundial do setor imobiliário realizada em Cannes, França, tem como principal objetivo impulsionar o desenvolvimento económico e atrair investimento no setor da habitação para o município. O “Greater Porto”, entidade composta pelos três municípios de Vila Nova de Gaia, Porto e Matosinhos, quer captar investimentos na ordem dos €10 mil milhões até ao final da década, com foco especial no setor da habitação – com vista à construção de mais de 45 mil novas casas até 2030.
O destaque da estratégia conjunta é a ênfase na promoção de um território composto por três concelhos distintos, mas com objetivos comuns. Esta abordagem visa atrair investimentos diversificados e promover o crescimento económico regional, aproveitando as características únicas de cada município.
Os resultados positivos já alcançados pela presença de Gaia, Porto e Matosinhos no MIPIM são evidentes, com mais de €100 milhões de investimento captados em 2023.
António Miguel Castro, presidente da Gaiurb - Urbanismo e Habitação, está confiante na continuidade do sucesso desta cooperação entre os 3 concelhos e garante que o munícipio está empenhado em construir sobre este trabalho para garantir um futuro próspero para a região e para os gaienses.
“A crise da habitação é uma das nossas principais preocupações e prioridades, pelo que é urgente aumentar a oferta de habitação em Gaia e na região do Grande Porto. Este é um dos principais objetivos que une Gaia, Porto e Matosinhos”, revela António Miguel Castro.
O presidente da Gaiurb – Urbanismo e Habitação, que este ano foi o órgão encarregue da organização da participação conjunta, enfatiza a importância de garantir que os investimentos no setor habitacional não apenas aumentam a oferta de moradias, mas também contribuem para elevar a qualidade de vida dos cidadãos, aliados à preservação do meio ambiente.
“Queremos expandir as fronteiras territoriais para criar novas oportunidades de emprego, de investimento e de captação de empresas internacionais para a região, sempre alinhados com o compromisso de um desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo”, sublinha.
Apesar dos desafios económicos da atualidade, o município de Gaia mantém-se otimista em relação às oportunidades de investimento para a região, destacando a plataforma valiosa que o MIPIM representa para apresentar projetos e atrair investidores para o Grande Porto.
“Estamos empenhados em aumentar a oferta de habitação em Gaia e a participação neste evento é muito significativa para atrair investimentos necessários para alcançar os nossos objetivos de nova habitação para a região. A cooperação entre os municípios de Gaia, Porto e Matosinhas tem sido fundamental para o sucesso desta iniciativa, que tem atraído a atenção de investidores e impulsionado o desenvolvimento da região”, destaca o responsável do organismo da autarquia de Gaia.
Ao longo de uma semana, o maior evento global do setor imobiliário reune representantes de cerca de 90 países, com mais de 300 stands, 22.500 representantes e mais de 6.500 investidores. Para além dos municípios do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos, marcam presença várias empresas do setor integraram a comitiva do Greater Porto.