Mais de 300 mulheres participaram no almoço-convívio de homenagem e reconhecimento
Mais de 300 mulheres residentes nos empreendimentos sociais de Gaia participaram no mega almoço-convívio promovido pela Gaiurb, com o propósito de assinalar o Dia Internacional da Mulher e de homenagear todas as mulheres que estão a viver neste parque habitacional social.
A valorização e o reconhecimento do papel da mulher na sociedade e no mundo, assim como a luta pela igualdade de oportunidades e o combate às desigualdades de género, constituíram a tónica principal das mensagens que a vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia, Marina Mendes, e o presidente do Conselho de Administração da Gaiurb, António Castro, dedicaram às participantes.
Marina Mendes salientou a importância da “igualdade de oportunidades” no quadro da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada em 2015 por todos os Estados-Membros das Nações Unidas, que define 17 prioridades do desenvolvimento sustentável global para os próximos sete anos, numa lógica de apelo urgente à ação de todos os países para uma parceria global em torno de um conjunto de objetivos e metas comuns.
A propósito, importa recordar que Portugal definiu seis Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) prioritários, entre os quais Educação de Qualidade, igualdade de género, indústria, inovação e infraestruturas, redução das desigualdades, ação climática, ou proteger a vida marinha.
“A igualdade de oportunidades é um direito humano”, sublinhou Marina Mendes, acrescentando que o Município de Gaia “tem desenvolvido um trabalho alinhado com todas estas matérias”.
Por seu turno, António Castro salientou a importância de se manter esta rotina de celebrar o Dia Internacional da Mulher, na medida em que é muito relevante para “apontarmos o nosso caminho seguro na sociedade”.
Paralelamente, realçou também a aposta constante na criação de oportunidades para as crianças residentes nos empreendimentos sociais, designadamente proporcionando-lhes o acesso à música, ao teatro, ao desporto e a tantas outras valências e saberes que a Gaiurb leva aos empreendimentos sociais.
“Criamos igualdade de oportunidades para que estas crianças possam ter, no futuro, uma vida melhor”, destacou o presidente do CA da empresa.
Na circunstância, António Castro aproveitou para relembrar o plano de valorização dos empreendimentos sociais que a Gaiurb tem em curso até 2026, através da reabilitação de centenas de habitações, da regeneração do espaço público envolvente e da recuperação de equipamentos.
O almoço-convívio decorreu na Herança Magna e contou, também, com a presença dos administradores executivos da Gaiurb, André Correia e Dina Henriques.
Este ano, pela primeira vez, esteve presente a Escola Oficina com a missão especial de promover o Passeio das Qualificações. Trata-se de um projeto local promotor de qualificações B1/B2/B3, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, que pretende contribuir para o aumento dos níveis de qualificação escolar da população adulta portuguesa assegurando a promoção dos níveis de literacia em áreas emergentes e a aquisição de competências merecedoras de uma certificação escolar.
O projeto destina-se a pessoas com idade ≥ 18 anos que apresentem muito baixas qualificações, ou seja, escolaridade inferior ao sexto ano, sem escolaridade inclusive, e será dinamizado nos concelhos do Porto e de Vila Nova de Gaia, nos próximos dois anos.
A tarde foi preenchida por vários momentos de animação, designadamente de dança, pelos bailarinos Soraia Oliveira e João Costa, e de fado, pela artista residente, Fafá, e pelos fadistas Miguel Bandeirinha e Isa Castro. Um bailarico ao ritmo de música gravada mobilizou a maior parte das munícipes para uns “pezinhos de dança”, na hora da despedida.