Gaiurb agarra desafio de garantir que a educação chega a todos
O Passeio das Qualificações acaba de ser apresentado aos parceiros Gaiurb, Câmara de Gaia e Escola Artística e Profissional Árvore, numa cerimónia que decorreu na última segunda-feira, no Convento Corpus Christi, onde foi partilhado o desafio de garantir que a educação chega a todos e que ninguém fica para trás.
Trata-se de um projeto local promotor de qualificações B1/B2/B3, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência – Incentivo Adultos, que, através de uma abordagem arrojada e inovadora, pretende contribuir para o aumento dos níveis de qualificação escolar da população adulta portuguesa assegurando a promoção dos níveis de literacia em áreas emergentes e a aquisição de competências merecedoras de uma certificação escolar.
O projeto destina-se a pessoas com idade ≥ 18 anos que apresentem muito baixas qualificações, ou seja, escolaridade inferior ao sexto ano, sem escolaridade inclusive, e será dinamizado nos concelhos do Porto e de Vila Nova de Gaia, nos próximos dois anos.
Para além do acesso à capacitação, formação e aumento de escolaridade, o Passeio das Qualificações irá também integrar uma lógica de intervenção já muito trabalhada na Escola Oficina e que vai permitir aos adultos beneficiários deste projeto a participação em academias artísticas, de cultura e património, academias de saúde e bem-estar, da área digital, do ambiente e de cidadania e política.
Durante a apresentação do projeto foi celebrada a assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, a Gaiurb e a Escola Artística e Profissional Árvore, a que sucedeu a entrega de um selo embaixador aos parceiros do projeto, salientando a importância do contributo de cada um para o sucesso do mesmo.
Este selo foi produzido pela Escola Oficina, tendo por base os princípios da sustentabilidade ambiental, utilizando-se desperdícios e produzido numa lógica de upcycling. Para a realização deste selo foi reutilizado desperdício de couro, o que equivale a uma redução de emissões de CO2 em mais de 12kg e poupança de cerca de 58L de água. Para além da responsabilidade social deste projeto existe uma franca preocupação ao nível da sustentabilidade ambiental.
A cerimónia contou com a presença de Maria João Alves, em representação da ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, Francisco Silva, diretor da Escola Árvore, Fernando Paulo, vereador da Educação e Coesão Social da Câmara Municipal do Porto, Marina Mendes, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, António Miguel Castro e André Correia, respetivamente presidente e administrador executivo da Gaiurb.
Resta referir que o evento finalizou com um coffee break confecionado e dinamizado pelos jovens do Centro de Inclusão Social de Vila Nova de Gaia.