CCDR-N e Building Smart Portugal promovem sessão sobre casos de adoção do conceito em Portugal
O forte investimento da Gaiurb em processos globais de digitalização de serviços e de procedimentos administrativos, que marcou a última década da empresa, é um exemplo de excelência que foi partilhado no evento “Building Information Modelling (BIM): Rumo à transformação digital dos processos de licenciamento de obras públicas e particulares”, organizado pela CCDR-N e Building Smart Portugal, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, no dia 29 de setembro.
Nesta sessão que teve como objetivo o esclarecimento e a apresentação de estudos de caso de adoção, em Portugal, do conceito “Building Information Modelling” (BIM), o chefe de Divisão de Informação Geográfica da Gaiurb, Marco Lima de Carvalho, apresentou o processo evolutivo em Vila Nova de Gaia, através de uma comunicação intitulada “A integração do BIM no licenciamento em Vila Nova de Gaia. Desafios e oportunidades.”
“Desde a implementação do projeto Nopaper à automatização de fluxos de procedimentos, a evolução tem sido crescente”, disse Marco Carvalho, apresentando depois os desenvolvimentos dedicados aos temas: o processo de digitalização da Gaiurb, o acesso livre à informação, a visão e os desafios do BIM em Gaia, a cooperação em projetos BIM, os projetos desenvolvidos na Gaiurb e as oportunidades futuras.
Esta sessão de trabalho foi muito positiva e permitiu discutir quais as abordagens à implementação do BIM no Licenciamento Urbanístico. De facto, a crescente importância da representação digital de elementos de construção, tornada possível pelas metodologias ‘Building Information Modelling’ (BIM), está a introduzir alterações muito relevantes no projeto, na construção e gestão de operações. Estes processos digitais introduzem novos paradigmas de relacionamento entre as várias entidades envolvidas, com grande impacto nas formas de desenvolver o trabalho.