Grupo de trabalho internacional visitou também a Escola Oficina
A Gaiurb recebeu mais de 40 participantes nacionais e internacionais, de várias organizações da Economia Social para a consolidação de alternativas de desenvolvimento social, sustentáveis, participativas e inclusivas. Este encontro decorreu no dia 12 de outubro, nas instalações do Convento Corpus Christi, e foi dinamizado pela Gaiurb e pela A3S, uma associação que trabalha a área da Investigação-Ação e Educação/ Formação.
Durante o encontro foram apresentados os projetos de inovação social apoiados pelo Município de Vila Nova de Gaia, reforçando aos presentes o bom trabalho realizado no território.
Este encontro culminou com a visita às instalações da Escola Oficina, enquanto projeto de referência internacional, na qual os participantes tiveram a oportunidade de conhecer in loco o projeto, nas suas vertentes de apoio ao emprego e capacitação e de produção de artigos upcycled e sustentáveis.
De entre os participantes, constaram os representantes das entidades europeias: ENSIE, uma Rede Europeia de Empresas de Integração Social da Bélgica que representa os interesses das redes nacionais e regionais de “Empresas Sociais de Integração no Trabalho” (WuSEs) que lutam por formas de emprego mais inclusivas e integradas a nível europeu; ISEN – Irish Social Enterprise Network, empresa social irlandesa que apoiam outras empresas e empreendedores sociais a concretizarem as suas ideias e a apoiarem o seu crescimento; e a RISE – Rede de Empresas Sociais de Inserção da Roménia.