Desafios da habitação e maior coesão territorial unem Gaia, Porto, Matosinhos e Maia
A celebrar a sua 11.ª edição, a Semana da Reabilitação Urbana do Porto atravessa o rio e instala-se nas Caves Ferreira, no centro histórico de Vila Nova de Gaia, de 6 a 8 de novembro.
A Semana da Reabilitação Urbana conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, que este ano se estreia como cidade anfitriã, e das Câmaras Municipais do Porto, da Maia e de Matosinhos.
Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da autarquia de Gaia, e António Miguel Castro, presidente da Gaiurb, participam nesta iniciativa da Vida Imobiliária que reúne também o apoio das principais Associações do setor da construção e do imobiliário e Ordens Profissionais.
Fiel ao seu caráter multidisciplinar, a Semana da Reabilitação Urbana do Porto apresenta uma ampla programação que integra um ciclo de conferências, workshops técnicos e seminários jurídicos. Um conjunto de mais de 10 sessões de debate, envolvendo mais de 100 oradores, que ao longo de três dias, mobilizam a cidade.
Entre os temas centrais da edição deste ano da Semana da Reabilitação Urbana do Porto destacam-se a acessibilidade à habitação, o SIMPLEX do licenciamento urbanístico e o impacto do pacote de medidas “Mais Habitação”.
O ciclo de conferências contempla também os desafios e as oportunidades do setor da construção e do imobiliário, com foco na sustentabilidade, nos custos de construção, na descarbonização dos edifícios, nos programas de apoio à reabilitação de condomínios e na mobilidade elétrica. E estende-se, ainda, aos temas da mobilidade urbana e acessibilidades, ao seu impacto no ordenamento do território e na promoção de mais habitação, bem como ao potencial do Porto como destino de negócios, hub de talento e de empresas.
Com o turismo em alta e com alterações ao alojamento local, a Semana da Reabilitação Urbana do Porto dedica uma conferência plenária às perspetivas para a dinâmica da atividade. E é palco para a apresentação da 12.ª edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, que decorrerá em 2024, com grandes novidades, nomeadamente, a apresentação do Prémio Mestres da Construção.
A Semana da Reabilitação Urbana do Porto é um evento amplo e aberto à população, de acesso livre e gratuito (sujeito a registo), dirigido aos profissionais do setor da construção e do imobiliário, mas também à Academia e, sobretudo, a quem aqui vive ou trabalha. Criada em 2013, afirma-se como o mais importante evento nacional de ativação do movimento de regeneração e renovação urbana e urbanística em Portugal, merecendo um amplo apoio dos setores público e privado, com edições anuais em Lisboa e no Porto.