Temática assinalada com a realização de jornadas, concertos e sessões de yoga
Uma caminhada intitulada “Um Passo pela Saúde Mental”, dinamizada em parceria com a Agirar - Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Psicose, encerrou este sábado a semana dedicada à Saúde Mental.
Dezenas de pessoas associaram-se às comemorações e participaram nesta sétima caminhada realizada com o objetivo de combater o preconceito, o estigma e promover o conhecimento sobre saúde mental e que voltou a ser apadrinhada por Pedro Guedes e Kelly Baron.
Esta atividade integrou o programa de Saúde Mental “Felizmente”, desenvolvido pela Câmara Municipal de Gaia, que promoveu também um concerto comemorativo intitulado “A Música Salva e Conecta”, a circulação de um autocarro itinerante com áudios alusivos ao tema e a organização das II Jornadas de Saúde Mental que decorreram esta sexta-feira no Centro Social e Paroquial Santo André, em Canidelo.
Para além da parceria com a autarquia, a Gaiurb dinamizou também atividades direcionadas aos seus funcionários, através Núcleo de Apoio e Orientação da Saúde Mental, com o propósito de consciencializar e sensibilizar para a importância da saúde mental.
A efeméride tem sido assinalada com sessões de yoga, promovidas em articulação com o projeto Endomudanças, no âmbito da qual será também dinamizada, no dia 26, a atividade “5 Dedos de Conversa” sobre o tema “Burnout”, com a colaboração da especialista Cristina Queirós, da Universidade do Porto.