Presidente da Gaiurb dá a conhecer aos mais jovens os programas municipais de habitação
A primeira sessão do ciclo de conversas temáticas promovido pelo Conselho Municipal de Juventude foi dedicada à habitação, tendo como convidados António Miguel Castro, presidente do Conselho de Administração da Gaiurb, e Francisco Porto Fernandes, vogal da Federação Académica do Porto.
A Estratégia Local de Habitação de Vila Nova de Gaia alicerçou a intervenção do presidente da Gaiurb que aproveitou a oportunidade para dar a conhecer aos mais jovens o Programa 1º Direito e o Programa de Arrendamento Acessível, ambos implementados pelo Município de Gaia com o objetivo de proporcionar e facilitar o acesso de todos à habitação. Estes programas são financiados pelo Investimento RE-C02-i01 – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação do Plano de Recuperação e Resiliência.
Na circunstância, António Miguel Castro destacou o 2º concurso do Programa de Arrendamento Acessível, que se encontra a decorrer desde 18 de setembro até 30 de outubro, e que se destina a atribuir mais 15 fogos para habitação permanente. No âmbito do 1º concurso, segundo lembrou o presidente da Gaiurb, foram apresentadas 290 candidaturas, 179 das quais elegíveis, tendo sido entregues 25 habitações, num processo que representou um investimento superior a 1,2 milhões de euros.
“O desafio que enfrentamos é extremamente complexo e abrangente, o que torna difícil encontrar uma solução completa e imediata dada a necessidade habitacional do momento”, advertiu António Miguel Castro.
O presidente da Gaiurb destacou, a propósito, que “convém alguma ambidestria na resolução: por um lado, de uma forma mais estrutural para um futuro melhor, como atualmente estamos a agir quer a nível nacional quer a nível local, tendo Vila Nova de Gaia como um forte exemplo de ação; por outro lado, nas necessidades imediatas onde procuramos dar resposta com programas alternativos de habitação ao modelo atual, como o apoio ao arrendamento, arrendamento acessível, residências partilhadas ou o arrendamento jovem”.
A conversa contou com a participação do vereador da Juventude, Elísio Pinto, para quem a habitação representa, no contexto atual, um tema de máxima importância e merecedor de uma “análise minuciosa para esclarecer dúvidas em relação ao presente e ao futuro das nossas juventudes”.
O presidente da Comissão Permanente do Conselho Municipal de Juventude, Tiago Ferreira, moderou a conversa que se realizou esta quinta-feira no auditório do ISLA de Gaia.