Escola Oficina está a desenvolver novo projeto de aumento de escolaridade
A Escola Oficina está a oferecer uma nova oportunidade de aumento de escolaridade às pessoas residentes nos empreendimentos sociais de Vila Nova de Gaia, tendo auscultado 807 moradores, dos quais foram sensibilizados 378 e considerados 84 para integração nos percursos de Vida Ativa (VA) e Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), no âmbito do projeto Qualificar para Integrar (QpI).
Trata-se de um novo projeto criado este ano pela Gaiurb, que tem por base um diagnóstico prévio à população em idade ativa (18-65 anos), residente no parque habitacional social, onde se destacam as baixas qualificações escolares, e em situação de desemprego, constituindo-se num grupo com vulnerabilidades acrescidas e em risco de exclusão social e profissional.
As 84 pessoas consideradas foram divididas em dois grupos, de 42 indivíduos cada, alguns dos quais não residentes no parque habitacional social. As respectivas qualificações estão a decorrer na Escola Oficina.
Com o objetivo de promover o aumento de escolaridade e qualificações da população identificada, foram criadas respostas formativas concertadas no âmbito da medida Vida Activa (VA), nos quais se incluem as competências base e literacia digital, integrados com processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), criando sinergias com entidades já existentes no território e permitindo aumentar os níveis de escolaridade e qualificação profissionais, criando mais e melhor empregabilidade.
Para além da preocupação com a alfabetização e aumento de escolaridade, está presente a preocupação com a promoção das competências digitais, tendo-se realizado ao longo do ano três ações de Literacia Digital, que totaliza 30 participantes.
Desde 2015, a Escola Oficina tem pautado a sua atuação junto da população residente em Vila Nova de Gaia, com especial incidência no aumento das suas qualificações profissionais e escolares. Neste âmbito, foram já abrangidas 4671 pessoas, com diagnóstico de formação, considerando os percursos de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências), os cursos EFA (Educação e Formação de Adultos) e os cursos de Aprendizagem.