Presidente da Gaiurb representou o Município e defendeu a colaboração entre instituições
O presidente do Conselho de Administração da Gaiurb, António Miguel Castro, representou o Município de Vila Nova de Gaia no Urban Future 2024, o evento mais inspirador da Europa para cidades sustentáveis, que este ano se realizou em Roterdão, nos Países Baixos, na última semana de setembro.
Na sessão de abertura, António Castro simulou uma viagem a Portugal para demonstrar como funciona a cooperação entre as instituições e as práticas de colaboração, o que, na sua opinião, é absolutamente imperioso para a mudança e preparação de cidades mais sustentáveis como, de resto, está a acontecer em Vila Nova de Gaia. Contudo, “para que a colaboração funcione, é necessário esquecer os egos”, acrescentou António Castro, evidenciando a importância da partilha e do reconhecimento dos outros.
Urban Future é a conferência mais concorrida e inspiradora da Europa para agentes de mudança nas cidades, atraindo mais de 2.000 participantes anualmente. É uma série de eventos, saídas de campo, sessões e workshops ao longo da semana onde tudo gira em torno do desenvolvimento urbano sustentável. A questão principal é: Como podemos melhorar as nossas cidades?
A conferência permitiu a reflexão e a abordagem de mecanismos, respostas e soluções conducentes à melhoria das nossas cidades. Os temas centrais incluíram Adaptação Climática, Construção de Cidades Sustentáveis, Aspectos Sociais da Transformação e Crescimento Pessoal.
O foco na redução de energia, práticas de economia circular, inovação tecnológica e sustentabilidade em geral foram factores determinantes para a escolha de Roterdão para a realização da Urban Future, que contou com mais de 100 participantes, entre políticos, empresas, indústria, organizações não governamentais (ONGs) e associações. A conferência reuniu especialistas de áreas tão diversificadas como mobilidade, energia, imobiliário e construção, planeamento urbano ou gestão de recursos, que trocaram ideias sobre como a mudança é bem-sucedida, visões, conhecimentos e experiências concretas e, ainda, sobre como a vida nas nossas cidades pode tornar-se mais sustentável.
Na Urban Future convergiram pessoas que impulsionam a mudança para tornar as nossas cidades mais sustentáveis: autarcas, arquitetos, especialistas em mobilidade, urbanistas, cientistas, gestores de sustentabilidade, representantes de start-ups, ambientalistas, especialistas em inovação ou outros. O que os une é a paixão por cidades melhores.