Gaia World Music arrancou com workshop musical dedicado a crianças dos empreendimentos sociais
Um grupo de crianças e jovens residentes no empreendimento social D. Armindo Lopes Coelho, em Olival, assinalou a abertura do Gaia World Music através da participação no workshop sobre instrumentos musicais tradicionais, que decorreu esta sexta-feira no Espaço Corpus Christi.
Com idades compreendidas entre os seis e os 18 anos, estes jovens tiveram uma excelente oportunidade de enriquecimento e de aprendizagem ao contactar novas realidades culturais, através de um monte de material que ajudou a compreender e a fazer dos instrumentos e da música uma ótima brincadeira.
Um concerto privado com a atuação dos “Granus Barbela”, ali mesmo na escadaria de acesso à capela do Convento Corpus Christi, permitiu ao grupo de participantes interagir com os músicos, ora escutando novos ritmos, ora aprendendo tudo sobre cada instrumento tradicional utilizado nas melodias.
Esta primeira atividade dinamizada no âmbito do Gaia World Music, encerrou com uma visita guiada a este convento, outrora conhecido por “Mosteiro de S. Domingos das Donas de Vila Nova de Gaia”, de religiosas dominicanas, cuja data de fundação remonta ao século XIV, mais precisamente a 1345.
As crianças e jovens residentes no parque habitacional social de Gaia vão ainda poder participar em outras atividades culturais que permitem a socialização através da música e em momentos exclusivos pensados para promover o desenvolvimento pessoal e a integração social.
O Gaia World Music, que decorre no jardim do Morro, na serra do Pilar e no espaço Corpus Christi, junta artistas nacionais e internacionais, nomeadamente provenientes de Espanha, França, Cuba, Cabo Verde e Argélia.
Na sexta-feira e sábado, os concertos realizam-se das 16h às 23h, num total de quatro por dia, e no domingo acontece apenas um às 15h.