Projeto piloto multicultural e inclusivo gera adesão muito positiva nos empreendimentos sociais
O pôr-do-sol somou encantos durante os três dias consecutivos em que a Gaiurb e a Centelha Criativa transformaram os empreendimentos localizados nas freguesias de Canelas, Pedroso e Seixezelo em «Bairros com Arte».
Este projeto piloto iniciou em forma de fado, com a voz de Miguel Bandeirinha, fadista portuense de renome, e desencadeou rasgados elogios e fortes aplausos à iniciativa que decorreu nos dias 8, 9 e 10 de agosto, nos empreendimentos Padre Américo, Raposas e Tabosa.
Um pequeno-grande espetáculo, inspirador e genuíno, que atraiu os moradores, gerou emoções fortes, suscitou reminiscências do passado, despertou interesses improváveis, desinibiu cantarolares e trauteares, reforçou as relações de vizinhança, proporcionou uma intensa interação entre fadista e espetadores.
O sucesso desta iniciativa inovadora de proximidade, com impacto muito positivo nas pessoas, certificou a previsibilidade inerente ao projeto «Bairros com Arte», desenvolvido pela companhia profissional de teatro Centelha Criativa, com o propósito de levar a arte às pessoas, de forma dedicada e inclusiva, mas fundado numa satisfação recíproca. E isso aconteceu!
«Bairros com Arte» regressará em setembro para deleitar a população residente no empreendimento Prof. Carlos Alberto Mota Pinto, em Pedroso. A avaliar pela qualidade, operacionalidade e eficácia que foram aferidas naqueles três fins-de-tarde diferentes, o projeto deverá ser alargado a outros territórios do parque habitacional social de Vila Nova de Gaia.
Os principais objetivos de «Bairros com Arte» são, segundo a Centelha Criativa, “promover o desenvolvimento pessoal e social, assim como estimular o crescimento criativo e a autoestima de indivíduos que vivem em ambientes sociais e económicos vulneráveis, promovendo a igualdade de géneros e de etnias, através de projetos multiculturais realizados nos seus empreendimentos sociais.”
Outros projetos multiculturais que serão dedicados às famílias residentes no parque habitacional de Gaia são: Contadores de Histórias, Clown, Música, Workshops / Formações, Teatro, procurando contemplar todas as faixas etárias.
A companhia profissional de teatro Centelha Criativa foi criada no dia 17 de outubro de 2012, com o propósito de ser um projeto que responda às vontades artísticas dos seus elementos, assim como colmatar necessidades de projetos culturais à medida de entidades públicas e privadas. O trabalho desenvolvido tem como característica principal a comédia física, onde todos os elementos são cruciais para a concretização de cada projeto.
A Centelha Criativa tem quatro vertentes: produção de espetáculos de teatros, produção de projetos culturais à medida do cliente, educação pela arte / intervenção social e formação / workshop.