Associação IN e projeto IN Capazes dinamizam partida de Boccia e apresentam livro “Procura-se Superpoder” e música “Resiliência”
A Associação IN (Associação para a Inclusão ao Longo da Vida), o projeto IN Capazes e a Gaiurb deram as mãos no desenvolvimento de uma iniciativa no empreendimento social Dr. Mota Amaral, em Arcozelo, que se assume como um contributo para quebrar barreiras físicas e culturais associadas ao capacitismo, ou seja, a discriminação ou o preconceito contra pessoas portadoras de deficiências ou de incapacidades.
Esta atividade decorreu no dia 24 de julho e consistiu numa partida de Boccia (modalidade inicialmente destinada a pessoas com paralisia cerebral, mas que foi aberta a outras deficiências motoras a partir dos Jogos Paralímpicos de 2004), na apresentação do livro “Procura-se Superpoder”, de autoria do projeto IN Capazes, em colaboração com a Escola Secundária Arquiteto Oliveira Ferreira, no âmbito do projeto UBUNTU e, ainda, a apresentação da música «Resiliência».
A apresentação da modalidade de Boccia foi realizada por dois elementos da Associação IN, portadores de paralisia cerebral, que participam nos torneios nacionais e que se encontram envolvidos em todas as dinâmicas do projeto IN Capazes.
Esta atividade teve como objetivo fomentar práticas inclusivas junto dos mais jovens, uma vez que toda a dinâmica da Associação IN anda de mãos dadas com a divulgação de práticas inclusivas que permitam às pessoas refletir sobre o rótulo que é colocado sobre as pessoas com deficiência e incapacidade.
Quanto à música «Resiliência», importa salientar que foi desenvolvida pelo projeto IN Capazes, em parceria com um rapper português criador e produtor de hip hop interventivo, com o objetivo de dar voz a cada um dos elementos do grupo, uma vez que devido às limitações que têm devido ao diagnóstico de paralisia cerebral se sentem muitas das vezes excluídos e sem a oportunidade de expressar aquilo que pensam e sentem na primeira pessoa.
Esta música encontra-se disponível ao acesso de todos nas redes sociais do projeto INCapazes (facebook e instagram) e no youtube https://www.youtube.com/watch?v=GhVwY2JktMs.