Dia da Economia Social assinala fim do ciclo de financiamento do Portugal 2020 para a Inovação Social
O Município de Gaia, o maior investidor social a nível nacional, assinalou a conclusão do ciclo de financiamento do Portugal 2020 para a Inovação Social, uma iniciativa pública que visa promover a inovação social e dinamizar o mercado de investimento social em Portugal, com a realização do Dia da Economia Social.
“Os projetos de inovação social são também instrumentos de capacitação em prol das próprias instituições, não apenas dos cidadãos a quem se destinam”, afirmou Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, acrescentando: "Precisamos muito de projetos como o Portugal Inovação Social. Precisamos também que a sociedade esteja cada vez mais aberta para perceber as questões e as necessidades solidárias”.
Durante o evento, que decorreu no dia 30 de junho, no Parque da Lavandeira, foram apresentadas as Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social de Vila Nova de Gaia financiadas pelo Portugal Inovação Social 2017-2023, entre as quais se destaca o projeto Escola Oficina desenvolvido pela Gaiurb, que contou com 132 participantes, 106 capacitados, 187 produtos criados e integrados no mercado e 13 lojas online criadas.
António Miguel Castro, presidente do Conselho de Administração da Gaiurb, salientou o sentido da colaboração focada no impacto e na liderança com e para o propósito: “Uma cidade sustentável com um sector social inovador é uma reputação que muito nos agrada, acreditamos que assim vamos continuar a receber bons projetos de inovação social, sustentáveis e que nos vão ajudar a desenhar e a modelar o futuro”.
O Município de Gaia destaca-se, a nível nacional, por apresentar o maior volume de investimento social em IEES através das Parcerias para o Impacto, na ordem dos 1,7 milhões de euros. Os problemas sociais aos quais os projetos pretendem dar resposta enquadram-se em cinco áreas de intervenção distintas, designadamente inclusão social e digital, educação, saúde, emprego e cidadania e comunidade. A área da inclusão social e digital surge com maior expressão, evidenciando a prioridade no combate à exclusão social de grupos sociais vulneráveis.