Município de Gaia participou de forma integrada com a Gaiurb, a Águas de Gaia e a Inovagaia
O Município de Vila Nova de Gaia participou, de forma integrada com a Gaiurb, a Águas de Gaia e a Inovagaia, no QSP Summit 2023, um dos maiores eventos de Management e Marketing da Europa, cujo mote foi o futuro da liderança - "Shaping The Future Leadership". Esta 16ª edição da cimeira europeia juntou na Exponor, entre 27 e 29 de junho, cerca de 3.200 participantes, 128 expositores e 70 de oradores especialistas nas áreas de gestão e marketing.
Num stand interativo, Gaia deu a conhecer a sua atuação e projetos em curso e convidou os visitantes a deixarem, online, ideias sobre «Como Viver a Cidade», partilhando a sua perspetiva por forma a melhorar o concelho.
O Município revelou a sua visão para o território, com projetos como o Living Lab – que está a testar, na Afurada, um sistema de gestão e armazenamento de energia renovável –, ao promover a experimentação que nos alimenta o futuro e a qualidade de vida, a aposta no empreendedorismo, que capacita ativamente o concelho e a sua população, ou o desígnio da água, não só como bem a preservar, mas também como fonte de energia.
O Afurada Living Lab consiste no desenvolvimento de um laboratório-vivo nesta freguesia, ou seja, criar um território de inovação para a progressão de soluções tecnológicas aplicadas em contexto real, que promovam a capacidade de resposta às alterações climáticas, designadamente a redução das emissões de carbono, tendo por base um modelo colaborativo que assenta na experimentação e validação das soluções propostas por parte da comunidade local.
Estas soluções são orientadas para desafios diversos, tais como a descarbonização das cidades, a mobilidade urbana sustentável, a eficiência energética do edificado e a transição para uma economia circular.
Ao longo de um período de três anos (entre maio de 2021 e abril de 2024) são desenvolvidas e implementadas na Afurada diferentes ações e atividades em contexto real, com o envolvimento ativo da comunidade local na co-criação, experimentação e validação de soluções focadas em quatro áreas prioritárias: Mobilidade Urbana Sustentável; Economia Circular e Ambiente; Edifícios e Energia; Comunidade, Gestão e Comunicação.
O projeto corresponde a uma parceria estratégica e tecnológica coordenada pela Associação CEDES coordenada pela Gaiurb em representação do Município de Gaia e assume um investimento global 1.084.301€, sendo apoiado pelo Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono dos EEA Grants.
Afurada Living Lab representa um compromisso para com a Agenda 2030 para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, designadamente ao nível dos “ODS 7: Energias Renováveis e Acessíveis” e ODS 11 “Cidades e Comunidades Sustentáveis”
A cerimónia de abertura da QSP Summit decorreu no dia 27 de junho, no Teatro Rivoli, no Porto, onde John Bercow, anterior político e presidente da Câmara dos Comuns do Reino Unido, partilhou a sua visão sobre «Liderar pelo Exemplo».
O evento contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, que saudou a “mobilização conseguida” pelo evento e salientou que, atualmente, “temos um Portugal positivo, de confiança, cada vez mais líder na ação e uma marca forte no plano turístico internacional”.
Ao longo de três dias consecutivos, o evento contemplou dezenas de palestras com especialistas nas áreas de gestão e marketing, sessões de partilha de conhecimentos, oportunidades de networking e ativações de marcas e com muitos convidados. Entre os oradores, destacaram-se Gary Hamel (professor da London Business School), um dos maiores especialistas mundiais em gestão, David Shing (profeta digital), Frederik Pferdt (Stanford University), Marian Salzman, vice-presidente global de comunicação da Philip Morris International, Helen Edwards, escritora, consultora e professora adjunta de marketing na London Business School ou Elizabeth van Geerestein (sócia da Papillon & partners e vice-presidente do leadership Pipeline Institute).