Mais de 180 munícipes conviveram no piquenique que valoriza as relações de vizinhança
Um piquenique partilhado no parque de merendas de Arcozelo mobilizou mais de 180 munícipes residentes no parque habitacional social de Vila Nova de Gaia para celebrar o Dia Europeu do Vizinho.
A exemplo dos anos anteriores, a Gaiurb assinalou esta terça-feira a efeméride que valoriza as relações de vizinhança, a amizade entre vizinhos, através de um convívio ao ar livre entre famílias provenientes de empreendimentos sociais localizados em diferentes freguesias.
Esta Festa dos Vizinhos procurou promover a socialização e potenciar a solidariedade local, a fraternidade, a tolerância e a amizade entre todos, através da partilha de várias iguarias e do bailarico animado pelos ritmos populares de Nuno Félix.
O convívio contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia, Marina Mendes, e da coordenadora da Unidade de Ação Social da Gaiurb, Joana Azevedo, em representação da Administração da empresa.
O Dia do Vizinho, enquanto efeméride destinada a aproximar e mobilizar contra o isolamento os moradores do bairro e a estender-se a toda a cidade, nasceu em França, em 1990; passou a Europeu em 2003 com a entrada da Bélgica e da Suiça; a partir de 2004, tornou-se Mundial e o sucesso da celebração aumentou com a adesão de mais sete países e a participação de 3,4 milhões de pessoas; desde 2005, tem sido celebrado também em Portugal, que se junta assim a mais 15 países da União Europeia; a partir de 2006, o Dia Europeu dos Vizinhos é celebrado por 6 milhões de pessoas, espalhadas por 22 países, 16 dos quais da UE.