Projeto de Logopedia desenvolvido pela Gaiurb alarga intervenção à saúde oral
Cerca de trinta crianças que estão a usufruir de terapia da fala através do projeto de Logopedia desenvolvido pela Gaiurb participaram, esta semana, num rastreio oral dinamizado em parceria com o Mundo a Sorrir – Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses, cujo objetivo é promover a saúde oral.
Estes rastreios gratuitos tiveram o propósito de sensibilizar as crianças e seus familiares para a importância dos cuidados básicos de saúde, designadamente a escovagem dos dentes, dada a relevância que estes assumem na articulação dos sons.
A ação contemplou crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 13 anos e estendeu-se aos seus familiares dentro da mesma faixa etária, assim como aos encarregados de educação, todos eles residentes nos empreendimentos sociais de Eusébio da Silva Ferreira (Serzedo), Perosinho (Perosinho), Padre Américo (Canelas), Francisco Pinto Balsemão (Sermonde), Monte Grande (Vilar de Andorinho) e Alberto Martins Andrade (S. Félix da Marinha).
A partir de setembro, este ciclo de rastreios orais terá continuidade junto de outras crianças que frequentam o projeto de logopedia que residem noutros empreendimentos sociais.
Esta abordagem logopédica é desenvolvida no âmbito do projeto «Educar com Afeto», por uma técnica de apoio social da Gaiurb, de forma individualizada. Contempla, anualmente, cerca de trinta crianças com transtornos na fala, de comunicação e de linguagem.