Flyer informativo distribuído nas caixas de correio de todos os empreendimentos sociais
Todas as famílias residentes no parque habitacional social vão receber, até ao final deste mês de junho, um folheto informativo sobre a Saúde Mental, através do qual a Gaiurb assinala o Dia Mundial da Saúde e aproveita para sensibilizar estas populações para a importância do acesso generalizado aos cuidados de saúde mental.
O presente flyer, que será colocado nas caixas de correio, desenvolve informação que procura, tal como a própria efeméride assinala, destacar os desafios no combate às doenças do foro mental, bem como desmistificar algumas das crenças associadas às mesmas. Sublinha, ainda, a necessidade de reconhecer os sinais deste tipo de doenças e de procurar ajuda especializada.
Através deste folheto, a Gaiurb esclarece, através do Núcleo de Apoio e Orientação em Saúde Mental (NAOSM) que os problemas de saúde mental são muito frequentes na sociedade atual e estão associados a elevada incapacidade e morte prematura, pelo que se torna essencial investir na sua promoção.
Segundo a OMS, a Saúde mental é caracterizada por um estado de bem-estar no qual uma pessoa é capaz de apreciar a vida, trabalhar e contribuir para o meio em que vive, ao mesmo tempo em que administra as suas próprias emoções. Em suma, podemos definir a saúde mental como o nível de qualidade de vida cognitiva, psicológica e emocional.
O estigma ou preconceito, associado à saúde mental isola o doente em relação aos outros (como se fosse um ser à parte). Este estigma provém do medo do desconhecido, falta de compreensão, ignorância, vergonha, sendo um dos maiores obstáculos ao tratamento da doença.
Apenas um quarto dos doentes com perturbações mentais recebe tratamento e só 10% têm tratamento considerado adequado. As doenças e as perturbações mentais tornaram-se, nos últimos anos, na principal causa de incapacidade e numa das principais causas de morbilidade nas sociedades.
Valorizar os fatores que interferem positivamente na saúde mental e criar medidas que servem para aumentar a saúde e o bem-estar gerais, reflete-se na capacidade para lidarmos com os problemas e dificuldades que vão aparecendo ao longo da vida.